sábado, 5 de julho de 2025

RPDC 🇰🇵 6-0 🇲🇾 Malásia

Pela 3ª rodada das Eliminatórias para a Copa da Ásia de Futebol Feminino de 2026, a RPDC venceu com autoridade a Malásia e confirmou sua vaga na competição continental, encerrando um jejum de 16 anos de ausência.

Depois de aplicar duas goleadas por 10 a 0, sobre Tadjiquistão e Palestina nas rodadas anteriores, a seleção norte-coreana, desta vez em um ritmo menos intenso, encontrou um pouco mais de resistência por parte da equipe malaia que, embora não tenha levado perigo algum à meta norte-coreana, contou com uma goleira inspirada e defensoras dedicadas ao trabalho de marcação.

Mesmo em ritmo reduzido em relação às partidas anteriores e sob um calor insuportável em Dushanbe, a seleção Chollima criou diversas oportunidades de gol, com finalizações perigosas de Kim Kyong Yong (17), Han Jin Hong (11), Chae Un Yong (20) e Hong Song Ok (12), até finalmente abrir o placar aos 39 minutos. Kim Hye Yong (22), que havia acabado de entrar, cabeceou com precisão após cruzamento de Hong Song Ok (12).

Logo, a equipe norte-coreana percebeu que o caminho era explorar as bolas aéreas e, já nos acréscimos do primeiro tempo, Myong Yu Jong (7) ampliou de cabeça após cruzamento da zagueira Ri Hye Gyong (23).

Mesmo com a classificação praticamente assegurada — já que a Malásia precisaria virar o jogo para tomar a primeira colocação — a equipe do Leste Asiático imprimiu um ritmo mais intenso no início do segundo tempo para liquidar a partida o quanto antes. Assim, chegou ao terceiro e ao quarto gols com Kim Kyong Yong (17): o primeiro aos 7 minutos, com assistência de Ri Myong Gum (2), e o segundo, três minutos depois, após cobrança de escanteio de Kim Song Gyong (9).

A artilheira coreana ainda marcou novamente aos 33 minutos, após nova assistência de Kim Song Gyong (9), enquanto a zagueira Ri Hye Gyong (23) deu números finais à partida ao marcar o sexto gol após cobrança de falta de Jon Ryong Jong (13), já nos acréscimos.

Com o resultado, a RPDC termina na primeira colocação do grupo H com 9 pontos, 26 gols marcados e nenhum sofrido em 3 jogos, classificada para a Copa da Ásia de 2026 que será disputada na Austrália em março. Essa competição classificará seis equipes para a Copa do Mundo de 2027.

No outro jogo do grupo, a Palestina venceu o Tadjiquistão por 3 a 0.

Jogaram: 18-Yu Son Gum, 2-Ri Myong Gum, 5-An Kuk Hyang (C), 23-Ri Hye Gyong, 14-Hwang Yu Yong (16-Song Chun Sim 45"), 7-Myong Yu Jong, 10-Ri Hak (9-Kim Song Gyong 34"), 20-Chae Un Yong (22-Kim Hye Yong 34"), 11-Han Jin Hong, 12-Hong Song Ok (13-Jon Ryong Jong 70") e 17-Kim Kyong Yong (6-An Pok Yong 90")

quarta-feira, 2 de julho de 2025

RPDC 🇰🇵 10-0 🇵🇸 Palestina

Depois de golear o Tadjiquistão por 10 a 0 no último domingo (29), a RPDC voltou a aplicar o mesmo placar imponente diante da Palestina, nesta quarta-feira (2), pela 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa da Ásia de Futebol Feminino de 2026.

O técnico Ri Song Ho mandou a campo praticamente a mesma equipe que enfrentou a seleção tadjique, com apenas uma alteração: a entrada da goleira Pak Ju Mi (1) no lugar de Yu Son Gum (18). A equipe manteve a formação extremamente ofensiva e a postura sedenta por gols, determinada a liquidar a partida o quanto antes.

Depois de dez minutos de um ritmo mais lento, somado à forte marcação da seleção palestina, que buscava diminuir os espaços, a RPDC abriu o placar aos 13 minutos com Kim Kyong Yong (17), aproveitando o rebote da goleira após finalização de Chae Un Yong (20).

A partir do primeiro gol, o domínio norte-coreano ficou cada vez mais evidente. Apesar dos esforços, a seleção palestina não conseguiu acompanhar o ritmo da equipe Chollima.

Com isso, a RPDC chegou ao segundo gol aos 27 minutos, com Ri Hak (10), em bela cobrança de falta. Dois minutos depois, veio o terceiro, com Chae Un Yong (20) finalizando após assistência de cabeça de Kim Kyong Yong (17). Aos 31 minutos, foi a vez de Myong Yu Jong (7) ampliar o placar, completando para o gol após assistência de Hong Song Ok (12).

E ainda houve tempo, nos acréscimos da primeira etapa, para mais dois gols: Kyong Yong (17) marcou de cabeça aos 47 minutos, após assistência de Un Yong (20), e Yu Jong (7) fez seu segundo gol na partida, aos 48 minutos, aproveitando cruzamento de Ri Myong Gum (2).

Com ampla vantagem no marcador, a seleção norte-coreana voltou do intervalo com a mesma formação inicial, sem realizar substituições. No entanto, a equipe diminuiu bastante o ritmo, embora tenha mantido uma considerável produção ofensiva e não tenha corrido riscos defensivos em momento algum.

Pouco depois das primeiras alterações promovidas por Ri Song Ho, a RPDC chegou ao sétimo gol, com uma jogadora da defesa palestina marcando contra, aos 12 minutos do segundo tempo. Cinco minutos mais tarde, Myong Yu Jong (7) anotou seu terceiro gol na partida, desta vez após assistência de Kim Hye Yong (22).

Se o ritmo já não era o mesmo, após o oitavo gol a equipe passou a cadenciar ainda mais o jogo, e as substituições restantes foram feitas com o objetivo de poupar as atletas. Mesmo assim, a RPDC ainda balançaria as redes mais duas vezes: aos 42 minutos, com a volante artilheira Yu Jong (7) convertendo cobrança de pênalti, e já no último minuto dos acréscimos, com Kim Song Gyong (9), que entrou no segundo tempo, deixando sua marca em uma bela cobrança de falta.

Com o resultado, a RPDC segue isolada na liderança do grupo H, com 2 vitórias em dois jogos, 20 gols marcados e nenhum sofrido.

No outro jogo do grupo, a Malásia venceu o Tadjiquistão pelo placar mínimo.

O próximo compromisso será contra a Malásia, no sábado (5), pela 3ª rodada das eliminatórias para a Copa da Ásia de futebol feminino de 2026.

Jogaram: 1-Pak Ju Mi, 2-Ri Myong Gum (15-Ji Pom Mi 88"), 5-An Kuk Hyang (C) (3-Jo Kuk Hwa 77"), 23-Ri Hye Gyong, 14-Hwang Yu Yong, 7-Myong Yu Jong, 10-Ri Hak (9-Kim Song Gyong 54"), 20-Chae Un Yong (8-Pak Song Gyong 77"), 11-Han Jin Hong, 12-Hong Song Ok, 17-Kim Kyong Yong (22-Kim Hye Yong 54")