domingo, 19 de maio de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇯🇵 Japão


Neste domingo (19), a RPDC venceu o Japão pelo placar mínimo em Bali, Indonésia, e consagrou-se tetracampeã da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17.

O confronto tão aguardado entre as potências do futebol feminino asiático, repleto de rivalidade, atendeu às expectativas dos apaixonados por futebol: muita disputa, equilíbrio, intensidade e técnica. Mas, diferente da edição anterior, foram as norte-coreanas que saíram vitoriosas.

As comandadas de Sung Gwon Song foram a campo com a moral elevada de estarem invictas na competição e não haverem sofrido um gol sequer, ao passo que as japonesas também vinham invictas, porém com um gol sofrido. Evidentemente, seria um confronto de gigantes.

Nos primeiros minutos, a RPDC foi claramente superior, tendo mais posse de bola e impondo uma forte pressão sobre a defesa japonesa, ademais de criar boas oportunidades de gol. Porém, com o passar do tempo o Japão conseguiu equilibrar a partida e também criou boas oportunidades, exigindo a participação da goleira Pak Ju Gyong (1) e até a colaboração da trave para manter o zero no placar.

Por outro lado, as coreanas eram afobadas na hora da finalização e acabavam desperdiçando boas oportunidades, preferindo chutes de fora da área mesmo com espaço para avançar. 

Na parte final do primeiro tempo a seleção japonesa, com mais posse de bola e chegadas perigosas no ataque nesse período, foi evidetemente melhor. 

Antes mesmo do fim do primeiro tempo o treinador norte-coreano promoveu a entrada de Kang Ryu Mi (12) no lugar de Ho Kyong (10), o que contribuiria muito para a construção ofensiva norte-coreana no segundo tempo.

O minuto inicial da etapa final seria decisivo: em desatenção da defensora japonesa, Choe Il Son (15) entrou na área em velocidade e, após disputa com a goleira japonesa, a bola sobrou livre para Jon Il Chong (7) completar para o gol vazio.

Em vantagem no placar, as norte-coreanas souberam muito bem administrar a vantagem sem correr riscos. Mantiveram uma postura ofensiva sem se descuidar com a defesa e tiveram boas oportunidades de ampliar com Il Son (15) aos 23 minutos e com Choe Rim Jong (11) aos 25 minutos. Por outro lado, o Japão, visivelmente abalado, levou pouco perigo real à meta norte-coreana.

Com o apito final, a RPDC se juntou ao Japão como país com mais títulos da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17 (quatro; 2007, 2015, 2017 e 2024).

O prêmio de artilheira ficou com a meia-atacante Jon Il Chong, que marcou seis gols em cinco partidas, enquanto a goleira Pak Ju Gyong, que não sofreu nenhum gol na competição, ganhou o prêmio de melhor goleira. 

Mais cedo, pela disputa do terceiro lugar, a República da Coreia venceu a China por 2 a 1 e conquistou a última vaga para a Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 a ser disputada no final do ano na República Dominicana.

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 16-Ri Pom, 17-Ri Kuk Hyang, 14-Pak Il Sim, 13-Chon Yon A, 8-So Ryu Gyong, 11-Choe Rim Jong, 7-Jon Il Chong (21-Son Jo Ye 90"+3"), 15-Choe Il Son e 10-Ho Kyong (12-Kang Yu Mi 43")

Gols

quinta-feira, 16 de maio de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇨🇳 China


Em jogo competitivo, a seleção feminina norte-coreana derrotou a China pelo placar mínimo e conquistou a vaga na final da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17.

Após aplicar três goleadas na fase de grupos, as Azaleias Orientais tiveram nas semifinais seu primeiro grande desafio, a seleção chinesa, que fez jogo duro e exigiu bastante das norte-coreanas.

Apostando em marcação forte e intensa para conter o poderoso ataque coreano, a seleção chinesa, que vinha de uma dura derrota contra o Japão, conseguiu competir com a RPDC e até fez a goleira Pak Ju Gyong (1) trabalhar. Porém, não foi o suficiente para derrotar as comandadas de Sung Gwon Song.

Logo aos 11 minutos, a atacante Choe Il Son (15) tocou para Choe Yon A (13), surpresa no onze inicial, finalizar de fora da área e abrir o placar com ajuda da goleira chinesa.

Mesmo na frente no marcados, a seleção norte-coreana não encontrou facilidade para lidar com a China no decorrer do jogo. Apostou bastante nas jogadas em velocidade pelos lados do campo, sobretudo com Jon Il Chong (7). E foi dessa maneira que chegou perigo aos 23 minutos, quando a meia-atacante coreana finalizou com perigo e a goleira chinesa espalmou para escanteio.

A grande chance de ampliar o marcador foi aos 44 minutos, quando após bela jogada em velocidade pela direita Choe Rim Jong (11) passou para Il Son (15) que, dentro da área, finalizou pra fora.

Na segunda etapa, as Azaleias Orientais chegaram com perigo nas finalizações de fora da área de Il Chong (7) aos 8 minutos e aos 24 minutos e de Yon A (13) aos 20 minutos, enquanto a China pouco chegava ao ataque e, quando chegava, pouco perigo levava.

O treinador norte-coreano promoveu as entradas de Kang Ryu Mi (12) e So Ryu Gyong (8) para dar mais fôlego e força ofensiva à equipe, e ainda colocou Son Jo Ye (21) nos acréscimos para ganhar tempo.

Na parte final, a China se viu obrigada a avançar suas linhas em busca do empate, mas só teve uma finalização, de fora da área, com Zhang Jie (2) já nos acréscimos, que passou sem perigo sobre a meta norte-coreana. Por outro lado, as coreanas tentaram explorar os contra-ataques mas não foram eficientes.

Com o apito final, as coreanas celebraram não só a vaga em mais uma final do torneio sub-17, como também a vaga na Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 a ser disputada no final do ano na República Dominicana.

Na outra partida das semifinais, o Japão derrotou a Coreia do Sul por 3 a 0 e será o adversário da RPDC no próximo domingo (19). 

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 16-Ri Pom, 17-Ri Kuk Hyang, 14-Pak Il Sim, 13-Chon Yon A, 11-Choe Rim Jong, 19-Ro Un Hyang (8-So Ryu Gyong 79"), 7-Jon Il Chong (21-Son Jo Ye 90"+3"), 15-Choe Il Son (12-Kang Ryu Mi 58") e 10-Ho Kyong.

Gols

terça-feira, 14 de maio de 2024

RPDC 🇰🇵 9-0 🇮🇩 Indonésia


Pela terceira rodada da fase de grupos da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17, a RPDC aplicou uma goleada avassaladora sobre as anfitriãs do torneio e concluíram a fase de grupos em grande estilo.

Após assegurar a classificação às semifinais na rodada passada diante das Filipinas, as Azaleias Orientais foram a campo no domingo (2) para cumprir tabela, porém, não deixaram o ritmo cair e fizeram mais uma partida com domínio total.

Já visando as semifinais, o treinador norte-coreano promoveu muitas alterações no onze titular em relação à partida anterior, com as saídas de Ri Kuk Hyang (17), Pak Il Sim (14), So Ryu Gyong (8) e Ho Kyong (10) para as entradas de Jong Pok Yong (3), Choe Chong Gum (2), Jo Un Bom (6) e Choe Il Son (15).

Diante de uma seleção tão frágil como a Indonésia, bastou um minuto para que a RPDC abrisse o placar com Choe Il Son (15) que, após receber belo passe de Kang Ryu Mi (12), driblou a goleira e mandou para o gol vazio. E, pouco depois, aos 10 minutos, ela mesma marcou o segundo dela e de sua equipe após receber cruzamento rasteiro de Jon Il Chong (7) pela esquerda.

Um minuto após o segundo, veio o terceiro gol: novamente Jon Il Chong (7) avançou pela esquerda e passou para Kang Ryu Mi (12) marcar. E, aos 14 minutos, após bela troca de passes, Ro Un Hyang (19) acertou bela finalização de fora da área. Com 4-0 no placar com menos de 20 minutos de jogo, a vitória estava mais que garantida.

Aos 35 minutos Song Sung Gwon tirou a meio-campista Choe Rim Jong (11) e colocou Son Jo Ye (21), que entrou muito bem na partida.

Tentando ao menos marcar um gol, a seleção indonésia tentou se mandar ao campo de ataque e deixou ainda mais espaços. E foi justamente em contra-ataque que a RPDC chegou ao quinto gol: aos 38 minutos, Ryu Mi avançou em velocidade e tocou para Il Son marcar seu hat-trick. Dois minutos depois, ela marcou pela quarta vez, recebendo bela assistência de Jon Il Chong (7).

E ainda deu tempo para Un Hyang marcar o sétimo gol da RPDC, em bela finalização rasteira aos 44 minutos e, de Ryu Mi marcar o oitavo já nos acréscimos.

Na segunda etapa, a seleção norte-coreana visivelmente se poupou, tendo Song Sung Gwon promovido as quatro últimas alterações logo no intervalo, incluindo uma substituição de goleira.

Mesmo em um ritmo mais cadenciado, sem tanto ímpeto ofensivo, a seleção coreana ainda criou algumas oportunidades. Em 90 minutos, foram 39 finalizações, além de 85% de posse de bola.

Choe Il Son ainda marcou seu quinto gol, aos 2 minutos do segundo tempo, e fechou a conta.

Na outra partida do grupo A, Coreia do Sul e Filipinas empataram por 1 a 1, com direito a gol polêmico da seleção sul-coreana que avançou na segunda colocação.

A RPDC volta a campo na próxima quinta-feira (16) contra a China, segunda colocada do grupo B, pelas semifinais. Caso vença, a RPDC não só jogará mais uma final como também garantirá sua vaga na Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 a ser disputada de 16 de outubro a 3 de novembro deste ano na República Dominicana.

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong (18-Choe Kyong Mi 46"), 5-Ri Ye Gyong (22-Hong Sin Jong 46"), 3-Jong Pok Yong, 16-Ri Pom, 2-Choe Chong Gum, 6-Jo Un Bom, 11-Choe Rim Jong (21-Son Jo Ye 35"), 19-Ro Un Hyang (20-An Kyong Yong 46"), 7-Jon Il Chong (4-Hong Son Gyong 46"), 12-Kang Ryu Mi e 15-Choe Il Son.

Gols

quinta-feira, 9 de maio de 2024

RPDC 🇰🇵 6-0 🇵🇭 Filipinas


Pela segunda rodada da fase de grupos da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17, a RPDC goleou as Filipinas e assegurou com tranquilidade sua classificação às semifinais da competição.

As comandadas de Sung Gwon Song foram a campo com a mesma formação e postura da partida de estreia, tendo somente as entradas de Choe Rim Jong (11) e Kang Ryu Mi (12) nos lugares de Choe Yon A (13) e Choe Il Son (15), respectivamente.

As Azaleias Orientais tiveram o controle da partida desde o início e, embora as filipinas tenham tentado dificultar o jogo ofensivo coreano com uma marcação firme no seu campo, aos 17 minutos, contando com falha da defesa adversária, a goleadora Jon Il Chong (7) abriu o placar.

Depois que o marcador foi aberto, as coisas ficaram ainda mais fáceis para as coreanas; visivelmente abatidas com o gol, as defensoras filipinas deram muitos espaços que a seleção norte-coreana soube aproveitar com maestria.

Assim, chegaram ao segundo gol ao 24 minutos com Il Chong (7) cruzando pela esquerda e Kang Ryu Mi (12 completando para o gol. 

Em mais uma excelente atuação, Il Chong (7) também marcou o terceiro, aos 27 minutos, completando com extrema facilidade o cruzamento pela esquerda de Pak Il Sim (14). E o quarto saiu quatro minutos mais tarde, com Pak Il Sim (14) finalizando de perna esquerda e contando com a ajuda da goleira filipina.

Com a vitória garantida, a seleção norte-coreana se poupou no segundo tempo. Já no intervalo o treinador tirou Ro Un Hyang (19) e Pak Il Sim (14) para as entradas de  Choe Yon A (13) e Choe Chong Gum (2).

Ainda assim, as Azaleias Orientais criaram boas oportunidades no campo ofensivo, chegando ao quinto com gol olímpico de Chong Gum (2) logo aos 3 minutos de jogo, e ao sexto, já nos acréscimos, com Son Jo Ye (21), que entrou no segundo tempo.

A dominância da RPDC pode ser vista em números: 81% de posse de bola e 30 finalizações ao gol (contra apenas duas das Filipinas).

A seleção norte-coreana somou 6 pontos, marcou 13 gols e não tomou nenhum em dois jogos. Até o momento, as Azaleias Orientais têm o melhor desempenho na competição.

E enfrentarão a seleção anfitriã, a Indonésia, que perdeu de 12 x 0 para a Coreia do Sul, na terceira rodada que será realizada no próximo domingo (12). 

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 17-Ri Kuk Hyang, 16-Ri Pom, 14-Pak Il Sim (2-Choe Chong Gum 46"), 11-Choe Rim Jong, 8-So Ryu Gyong (6-Jo Un Bom 77"), 7-Jon Il Chong, 19-Ro Un Hyang (13-Choe Yon A 46"), 12-Kang Ryu Mi (21-Son Jo Ye 77") e 10-Ho Kyong (15-Choe Il Son 65")

Gols

segunda-feira, 6 de maio de 2024

RPDC 🇰🇵 7-0 🇰🇷 República da Coreia


No jogo de abertura da Copa da Ásia de futebol feminino sub-17, realizada em Bali, Indonésia, a seleção norte-coreana demonstrou em campo sua superioridade técnica e aplicou uma goleada avassaladora sobre a seleção sul-coreana.

As Azaleias Orientais, que bateram na trave na final da edição passada, demonstraram na prática por que são candidatas ao tetracampeonato. Com muita intensidade, criatividade e fome de gol, as norte-coreanas tiveram o controle da partida do começo ao fim.

As comandadas de Sung Gwon Song foram a campo no tradicional 4-4-2 e avançavam as linhas para dificultar a saída de bola das rivais. Por outro lado, a Coreia do Sul, com a mesma formação, era mais defensiva e tentava ganhar o meio campo impondo muita intensidade.

A força de vontade das sul-coreanas, que tentavam manter um forte ritmo de marcação a fim de dificultar a criação de jogadas ofensivas das norte-coreanas, surtiu efeito até certo ponto. Era visível que não iriam aguentar manter o ritmo o jogo todo e, por outro lado, pouco conseguia criar ofensivamente, mesmo tendo a prodígio Casey Phair que já atuou até pela seleção principal.

Em meio à correria incansável de ambas as partes, aos 35 minutos a meio-campista Choe Yon A (13) fez bela jogada individual e colocou a goleira sul-coreana para trabalhar. Mas, aos 40 minutos, em bobeira da defesa sul-coreana, a referida goleira foi obrigada a cometer pênalti. Em seguida, a capitã Ri Kuk Hyang (17) bateu com muita frieza e abriu o marcador. 

Já nos acréscimos da primeira etapa, a atacante Ho Kyong (10) ampliou só completando pro gol após belo cruzamento de Jon Il Chong (7) pela esquerda.

Em desvantagem, a Coreia do Sul, que acabou tirando sua principal peça no intervalo, seria obrigada a ir mais ao ataque e, consequentemente, abrir espaços para as norte-coreanas. Além disso, o fôlego já não era o mesmo. Aproveitando-se disso, a RPDC chegou ao terceiro gol logo com dois minutos de jogo com Jon Il Chong (7) e ao quarto gol com a mesma jogadora, aos 6 minutos.

Mesmo com o resultado praticamente decidido, a seleção norte-coreana manteve seu ímpeto ofensivo e chegou ao quinto gol com Ho Kyong (10) aos 9 minutos, aproveitando-se da saída totalmente errada da goleira, e ao sexto aos 15 minutos, com Choe Rim Jong (11), que entrou no intervalo, driblando a marcadora antes de mandar para as redes.

Depois disso, a seleção norte-coreana visivelmente diminuiu o ritmo e, junto com as substituições promovidas pelo treinador, se poupou para as próximas partidas. Ainda assim, aos 44 minutos Jon Il Chong (7) coroou sua atuação de gala com um hat-trick.

Com o resultado, a RPDC lidera o grupo A com 3 pontos, saldo de gols de +7 e nenhum gol sofrido, e enfrentará as Filipinas na próxima quinta-feira (9).

Na outra partida do dia, Filipinas derrotou a anfitriã Indonésia por 6 a 1.

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong (22-Hong Sin Jong 72"), 17-Ri Kuk Hyang, 16-Ri Pom, 14-Pak Il Sim, 13-Choe Yon A, 8-So Ryu Gyong (20-An Kyong Yong 72"), 7-Jon Il Chong, 19-Ro Un Hyang (11-Choe Rim Jong 46"), 15-Choe Il Son (12-Kang Ryu Mi 46") e 10-Ho Kyong (9-Ri Su Jong 79")