terça-feira, 11 de junho de 2024

RPDC 🇰🇵 4-1 🇲🇲 Myanmar


Pela sexta rodada da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC fez seu papel ao derrotar a frágil seleção de Myanmar e assegurou sua vaga na terceira fase.

Após uma vitória dramática sobre a Síria na última quinta-feira, a seleção norte-coreana foi a campo desta vez com um cenário favorável: um empate já servia. Isso porque, mais cedo, o Japão havia goleado a Síria por 5 a 0.

Os comandados de Sin Yong Nam foram a campo com a mesma formação do jogo anterior, agora assumindo uma posição ainda mais ofensiva e dominante, já que enfrentava um adversário muito mais frágil que jogava pelos contra-ataques.

O primeiro gol saiu logo aos 12 minutos com Kim Kuk Bom (22) fazendo bela jogada pelo lado direito e tocando para Ri Il Song (13), dentro da área, abrir o placar. 

E o segundo veio pouco depois, aos 17 minutos, com Han Kwang Song (10) invadindo a área e tocando para Ri Jo Guk (9) marcar seu primeiro gol pela seleção principal norte-coreana.

Com essa vantagem logo cedo, as coisas ficaram tranquilas para a RPDC que, quando exigida defensivamente nos contra-ataques, contou com a boa participação de Kang Ju Hyok (1). A dificuldade para ampliar o marcador era acertar a última bola, já que a seleção adversária jogava muito fechada.

Já aos 28 minutos do primeiro tempo Sin tirou Han (9) para colocar Kim Kuk Jin (8), talvez para poupar o craque norte-coreano ou por questões físicas, isso não ficou claro.

Fato é que, ainda no primeiro tempo, o centro-avante Jo Guk (9) marcou mais uma vez em bela jogada individual dentro da área, praticamente sacramentando a vitória e, consequentemente, a classificação de sua seleção.

Na segunda etapa os Chollimas visivelmente tiraram o pé, jogando apenas para passar o tempo, sem impôr o futebol ofensivo da etapa inicial. Os poucos que se mostraram mais empenhados em produzir alguma coisa foram os que entraram ao longo da partida ou estavam recebendo uma oportunidade de ouro, como é o caso de Jo Guk.

Essa acomodação permitiu que Myanmar chegasse mais vezes ao campo ofensivo e até diminuísse, aos 12 minutos, com Wai Ling Aung marcando de cabeça. Mas nada que colocasse a classificação em risco.

Sin ainda promoveu as quatro alterações restantes, colocando até o goleiro reserva nos acréscimos.

Mas, para fechar o placar, em pênalti sofrido por Kim Pom Hyok (4), Jo Guk (9) marcou seu hat-trick, aos 43 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a RPDC classificou-se à terceira fase das eliminatórias ao terminar na segunda colocação do grupo B, com 9 pontos. E agora esperará pelo sorteio, que será realizado em 27 de junho, que definirá os grupos da terceira fase.

Além disso, a RPDC garantiu a vaga na Copa da Ásia de 2027, a ser disputada na Arábia Saudita.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok (21-Yu Kwang Jun 90"+1"), 14-Choe Ok Chol, 3-Jang Kuk Chol, 16-Kim Yu Song, 4-Kim Pom Hyok, 22-Kim Kuk Bom (7-Ri Hun 90"+1"), 17-Kang Kuk Chol (15-Ri Un Chol 60"), 13-Ri Il Song (12-Choe Ju Song 60"), 20-Paek Chung Song, 10-Han Kwang Song (8-Kim Kuk Jin 28") e 9-Ri Jo Guk.

Gols

quinta-feira, 6 de junho de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇸🇾 Síria


Em jogo dramático válido pela quinta rodada da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC conquistou uma vitória dramática sobre a Síria e mantém vivo o sonho da classificação.

Os comandados de Sin Yong Nam foram a campo na formação 4-4-2, com muitas mudanças na composição da equipe em relação ao onze inicial contra o Japão em março passado. A grande surpresa foi o atacante Ri Jo Guk (9) que fez sua estreia como titular.

Apesar do início equilibrado, com a seleção síria criando boas jogadas no ataque, a seleção norte-coreana foi tomando as rédeas da partida, fazendo pleno uso da imposição física para se sobressair diante dos adversários.

Embora jogasse em Vientiane, no Laos, devido a problemas extracampo que os tiraram a vantagem de jogar em Pyongyang, os Chollimas impuseram seu jogo ofensivo com o apoio de alguns norte-coreanos residentes naquele país. 

Porém, faltava acertar a pontaria. E, com o passar do tempo e o placar zerado, o nervosismo aumentava. Han Kwang Song (10) era quem mais se destacava, mas também se lamentava muito a cada oportunidade desperdiçada.

Não foi tudo tranquilo na defesa. A Síria apostava em contra-ataques rápidos e finalizações de longa distância, obrigando o goleiro norte-coreano a trabalhar.

Um empate era o suficiente para os sírios, mas representava a eliminação para os norte-coreanos.

A equipe voltou ainda mais intensa no segundo tempo, mas foi precisamente a entrada do lendário Jong Il Gwan (11), aos 33 minutos, que mudou tudo.

A Síria, contente com o empate, se fechou toda na defesa nos minutos finais e tentou fazer o tempo passar a todo custo. Porém, já nos acréscimos, o histórico camisa onze da RPDC marcou o gol da vitória.

Com o resultado, a RPDC se mantém na terceira colocação do grupo B, com seis pontos (um a menos que a Síria), porém segue viva. Na rodada final, a ser realizada na próxima terça-feira (11), a RPDC precisa vencer Myanmar, novamente no Laos, e torcer para uma vitória japonesa ou empate no confronto entre Japão e Síria em Hiroshima.

Considerando que a RPDC não vencer Myanmar e a Síria vencer o Japão seriam resultados muito improváveis, pode-se dizer que os Chollimas têm grande chance de avançar à próxima fase.

No outro jogo do grupo, o Japão goleou Myanmar por 5 a 0 em Yangon.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 14-Choe Ok Chol, 3-Jang Kuk Chol, 16-Kim Yu Song, 4-Kim Pom Hyok, 22-Kim Kuk Bom, 17-Kang Kuk Chol, 13-Ri Il Song (11-Jong Il Gwan 78"), 20-Paek Chung Song, 10-Han Kwang Song (5-Jong Kum Song 90" +5") e 9-Ri Jo Guk (8-Kim Kuk Jin 46"(12-Choe Ju Song 78")

Gol