quinta-feira, 6 de junho de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇸🇾 Síria


Em jogo dramático válido pela quinta rodada da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC conquistou uma vitória dramática sobre a Síria e mantém vivo o sonho da classificação.

Os comandados de Sin Yong Nam foram a campo na formação 4-4-2, com muitas mudanças na composição da equipe em relação ao onze inicial contra o Japão em março passado. A grande surpresa foi o atacante Ri Jo Guk (9) que fez sua estreia como titular.

Apesar do início equilibrado, com a seleção síria criando boas jogadas no ataque, a seleção norte-coreana foi tomando as rédeas da partida, fazendo pleno uso da imposição física para se sobressair diante dos adversários.

Embora jogasse em Vientiane, no Laos, devido a problemas extracampo que os tiraram a vantagem de jogar em Pyongyang, os Chollimas impuseram seu jogo ofensivo com o apoio de alguns norte-coreanos residentes naquele país. 

Porém, faltava acertar a pontaria. E, com o passar do tempo e o placar zerado, o nervosismo aumentava. Han Kwang Song (10) era quem mais se destacava, mas também se lamentava muito a cada oportunidade desperdiçada.

Não foi tudo tranquilo na defesa. A Síria apostava em contra-ataques rápidos e finalizações de longa distância, obrigando o goleiro norte-coreano a trabalhar.

Um empate era o suficiente para os sírios, mas representava a eliminação para os norte-coreanos.

A equipe voltou ainda mais intensa no segundo tempo, mas foi precisamente a entrada do lendário Jong Il Gwan (11), aos 33 minutos, que mudou tudo.

A Síria, contente com o empate, se fechou toda na defesa nos minutos finais e tentou fazer o tempo passar a todo custo. Porém, já nos acréscimos, o histórico camisa onze da RPDC marcou o gol da vitória.

Com o resultado, a RPDC se mantém na terceira colocação do grupo B, com seis pontos (um a menos que a Síria), porém segue viva. Na rodada final, a ser realizada na próxima terça-feira (11), a RPDC precisa vencer Myanmar, novamente no Laos, e torcer para uma vitória japonesa ou empate no confronto entre Japão e Síria em Hiroshima.

Considerando que a RPDC não vencer Myanmar e a Síria vencer o Japão seriam resultados muito improváveis, pode-se dizer que os Chollimas têm grande chance de avançar à próxima fase.

No outro jogo do grupo, o Japão goleou Myanmar por 5 a 0 em Yangon.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 14-Choe Ok Chol, 3-Jang Kuk Chol, 16-Kim Yu Song, 4-Kim Pom Hyok, 22-Kim Kuk Bom, 17-Kang Kuk Chol, 13-Ri Il Song (11-Jong Il Gwan 78"), 20-Paek Chung Song, 10-Han Kwang Song (5-Jong Kum Song 90" +5") e 9-Ri Jo Guk (8-Kim Kuk Jin 46"(12-Choe Ju Song 78")

Gol

2 comentários:

  1. Agora com essa vitória a RPDC precisa ganhar de Myanmar (oq eu acho não ser tão difícil) e torcer pra Síria não vencer o Japão.
    Mas eu tenho uma dúvida, onde vai ser o jogo contra Myanmar? Vai ser em algum estádio na RPDC ou em algum outro país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, só agora vi o comentário. O jogo foi disputado no Estádio Nacional do Laos. Para as duas partidas, a RPDC escolheu o Laos como "sede" depois da demanda da federação síria para retirar a partida de Pyongyang em relação com o cancelamento da partida entre RPDC e Japão que resultou em W.O e multa para os norte-coreanos.

      Excluir