quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

RPDC 🇰🇵 1-2 🇸🇦 Arábia Saudita

Pela terceira rodada da fase de grupos da Copa da Ásia Sub-20, a RPDC, em busca desesperada de uma vitória para manter suas chances de avançar, foi superada pela forte seleção saudita, sendo eliminada precocemente da competição.

Os comandados de Jon Chol foram a campo novamente com a formação 4-5-1, mas com diversas alterações na composição da equipe. Yun Su Ung (19), Hong Paek Hyon (21), Choe Kuk (10) e Ra Mu Ryong (11) foram substituídos por Kim Jin Song (8), Kim Hyon Jun (12), Rim Ryong (15) e Ri Jong Dok (7).

Enfrentando um adversário tecnicamente superior, a seleção norte-coreana optou por uma estratégia de contra-ataque, tentando explorar os espaços deixados pelos sauditas ao avançarem suas linhas. A seleção do Oriente Médio, que vinha de derrota para o Iraque na rodada anterior, precisava pontuar para assegurar sua vaga na próxima fase, o que fez com que, de forma natural, assumissem o controle da partida.

Esse planejamento surtiu efeito em certa medida no primeiro tempo, com os norte-coreanos demonstrando uma forte dedicação à marcação, dificultando ao máximo o jogo ofensivo da equipe adversária, e realizando alguns contra-ataques rápidos e perigosos.

Apesar de contarem com boas intervenções do goleiro Hong Kil Ryong (1), os norte-coreanos cumpriram bem sua missão ao abrir o placar aos 28 minutos, quando Han Jae Yong (3) surpreendeu o goleiro saudita com uma finalização de longa distância, encobrindo-o com precisão.

A seleção saudita, visivelmente abalada pelo gol sofrido, não conseguiu criar nenhuma oportunidade de perigo real à meta norte-coreana até o final do primeiro tempo, enquanto a seleção Chollima demonstrava uma marcação sólida e eficiente.

Contudo, no segundo tempo, as coisas mudaram.

A Arábia Saudita retornou mais intensa no segundo tempo e conseguiu o gol de empate logo aos 6 minutos, com Saad Haqawi apenas completando para as redes após uma linda jogada de Al Yuhaybi pela esquerda.

Com o empate a eliminando, a seleção norte-coreana não teve outra opção a não ser avançar suas linhas e se lançar ao ataque em busca do segundo gol, o que acabou abrindo espaços para os contra-ataques sauditas.

A seleção do leste asiático até conseguiu criar boas jogadas no ataque, mas pecou nas finalizações. Já na parte final da partida, foi punida com o segundo gol saudita, marcado por Al Khaibri aos 40 minutos.

Com o resultado, a seleção norte-coreana se despede da Copa da Ásia sub-20 na última colocação do grupo B, somando 1 ponto em 3 partidas (1 empate e 2 derrotas), com 3 gols marcados e 5 sofridos.

No outro jogo do grupo, Jordânia e Iraque empataram sem gols, com a seleção iraquiana se classificando em segundo lugar, atrás da seleção saudita.

Jogaram: 1-Hong Kil Ryong, 2-Kim Jin Won (21-Hong Paek Hyon 82"), 22-Ri Song Hung, 4-Sung Hak Myong (5-Jong Un Hyok 45"+3"), 3-Han Jae Yong, 9-Jong Su Hun, 12-Kim Hyon Jun (10-Choe Kuk 30"), 15-Rim Ryong (19-Yun Su Ung 45"+3), 8-Kim Jin Song (14-Ho Myung Ryong 82"), 17-Kim Se Jin e 7-Ri Jong Dok

Melhores momentos

domingo, 16 de fevereiro de 2025

RPDC 🇰🇵 1-2 🇯🇴 Jordânia


Após empatar com o Iraque na estreia, a RPDC sofreu uma dura derrota para a Jordânia neste domingo (16), na segunda rodada da fase de grupos da Copa da Ásia sub-20, o que tornou ainda mais difíceis suas chances de classificação.

A seleção norte-coreana foi a campo no esquema 4-5-1, com as entradas de Ra Mu Ryong (11) e Yun Su Ung (19), no lugar de Pak Il Gwan (20) e Ri Jong Dok (7), respectivamente, reforçando o meio-campo.

Os Chollimas começaram impondo seu jogo ofensivo, dominando o campo adversário e criando uma boa oportunidade com uma finalização de Choe Kuk (10). No entanto, a RPDC acabou levando o primeiro gol na primeira chance real da Jordânia. Após um corte mal feito pela defesa norte-coreana, Ibrahim Sabra finalizou com precisão de fora da área e abriu o placar para os jordanianos, aos seis minutos.

A Coreia sentiu o gol e permitiu que a seleção adversária dominasse o jogo, chegando com mais frequência ao campo ofensivo. Com o passar do tempo, a seleção jordaniana recuou propositalmente, se armando para os contra-ataques, que deram muito trabalho à seleção do leste asiático.

Com a queda técnica e psicológica da equipe, completamente inoperante no campo ofensivo, Jon Chol não esperou o intervalo para promover as entradas de Kim Jin Song (8) e Rim Ryong (15) nos lugares dos apagadíssimos Ra Mu Ryong (11) e Hong Paek Hyon (21). No entanto, o primeiro tempo, mais uma vez, foi desperdiçado.

Os norte-coreanos até voltaram melhor na segunda etapa, ficando mais com a posse de bola e chegando com mais frequência ao campo ofensivo, além de sofrerem menos com os contra-ataques. No entanto, não conseguiam criar chances reais de perigo à meta adversária. Por outro lado, a Jordânia parecia administrar a vantagem com tranquilidade.

Para piorar o cenário, aos 27 minutos, após cobrança de falta lançada na área, o goleiro norte-coreano saiu completamente errado e permitiu que a Jordânia chegasse ao segundo gol, novamente com Sabra.

Após isso, a seleção do Oriente Médio recuou completamente, enquanto os Chollimas se lançaram ao ataque. No entanto, sem nenhuma inspiração criativa, a seleção norte-coreana só conseguiu diminuir o marcador graças a um pênalti cometido pelo goleiro adversário, que foi convertido por Ri Jong Dok (7), que havia entrado no segundo tempo.

Sem conseguir produzir nada no campo ofensivo e ainda quase levando o terceiro gol nos minutos finais, em uma finalização que bateu no travessão, a RPDC acabou derrotada e precisará, inevitavelmente, de uma vitória na última rodada se quiser avançar às quartas de final.

No outro jogo do grupo B, o Iraque venceu a Arábia Saudita pelo placar mínimo.

O próximo compromisso será contra a Arábia Saudita, na quarta-feira (19), pela 3ª rodada.

Jogaram: 1-Hong Kil Ryong, 2-Kim Jin Won, 22-Ri Song Hung, 4-Sung Hak Myong, 3-Han Jae Yong, 9-Jong Su Hun (20-Pak Il Gwang 71"), 19-Yun Su Ung (12-Kim Hyon Jun 60"), 17-Kim Se Jin, 21-Hong Paek Hyon (15-Rim Ryong 41"), 10-Choe Kuk (7-Ri Jong Dok 71") e 11-Ra Mu Ryong (8-Kim Jin Song 41)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

RPDC 🇰🇵 1-1 🇮🇶 Iraque


Na estreia na Copa da Ásia sub-20, a seleção norte-coreana empatou com o Iraque em uma partida de muita disputa física e marcada por alternâncias no domínio do jogo.

Os comandados de Jon Chol foram a campo no 4-4-2, com basicamente a mesma composição da equipe que disputou a fase eliminatórias no ano passado.

No primeiro tempo, diante da postura agressiva do Iraque, que marcava forte, chegava duro nas divididas e tentava manter a posse com imposição física, a RPDC foi coadjuvante, criando apenas algumas jogadas esporádicas. A melhor delas veio aos 8 minutos, quando Kim Se Jin (17) finalizou dentro da área, mas viu o defensor adversário bloquear com o peito e mandar para escanteio.

Diante de um Iraque mais impositivo, a defesa norte-coreana foi constantemente ameaçada e acabou cedendo o gol aos 31 minutos, quando Aymen Luay finalizou livre de marcação dentro da área após cruzamento de Karrar Jaafar pela esquerda.

No segundo tempo, porém, a Coreia voltou com uma postura mais agressiva e começou a entrar de vez no jogo, deixando o jogo mais equilibrado.

As entradas de Yun Su Ung (19) e Kim Jin Song (8) surtiram o efeito esperado pelo treinador norte-coreano e a seleção Chollima chegou ao gol do empate aos 17 minutos, com Jin Song finalizando de primeira dentro da área.

As jogadas pelas pontas, características desta seleção do leste asiático, foram bem exploradas, causando bastante trabalho à defesa iraquiana.

Embora o Iraque ainda mantivesse maior posse de bola, teve muitas dificuldades na criação, diante de uma marcação mais forte da RPDC.

Nos minutos finais, as equipes alternaram-se no campo ofensivo, mas com poucas jogadas de perigo, o que resultou na manutenção do placar.

Mais tarde, também pelo grupo B, a Arábia Saudita venceu a Jordânia pelo placar mínimo.

O próximo compromisso da RPDC será no domingo (16), contra a Jordânia, pela segunda rodada.

Jogaram: 1-Hong Kil Ryong, 2-Kim Jin Won, 22-Ri Song Hung, 4-Sung Hak Myong, 3-Han Jae Yong, 9-Jong Su Hun, 20-Pak Il Gwang (19-Yun Su Ung 42"), 21-Hong Paek Hyon, 17-Kim Se Jin, 10-Choe Kuk (11-Ra Mu Ryong 85") e 7-Ri Jong Dok (8-Kim Jin Song 58")

Melhores momentos