Pela 8ª rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC sofreu uma dura derrota com um gol no último minuto e está oficialmente fora da próxima Copa do Mundo.
Depois de uma atuação vexaminosa diante do Catar na rodada anterior, a seleção norte-coreana precisava vencer os próximos três jogos e contar com derrotas consecutivas do Catar para conquistar uma vaga na fase de repescagem, uma missão muito difícil.
Porém, mesmo com a surpreendente derrota do Catar para o Quirguistão na rodada, os comandados de Sin Yong Nam tiveram mais uma atuação fraca e amargaram uma dolorosa derrota no último minuto, em Riade, na Arábia Saudita.
Após colocar uma equipe completamente exposta em campo na partida anterior, o treinador norte-coreano optou por jogar no esquema 5-4-1, visando conter a ofensividade dos emiradenses. Contudo, com erros de passe e falhas na marcação, seu esquema defensivo foi facilmente superado, e os EAU abriram o placar logo aos 5 minutos com Fábio Lima.
Embora, no começo, a Coreia tenha conseguido dividir a posse de bola com a seleção emiradense, não conseguiu criar jogadas ofensivas que levassem perigo à meta adversária. Como nas partidas anteriores, lançar bolas na área e finalizar de longa distância pareciam ser as únicas táticas dos Chollimas.
Na parte final da primeira etapa, pouco após Yong Nam promover a entrada de Kim Kuk Jin (7) no lugar de Ri Kum Chol (4) e, assim, colocar sua equipe no 4-4-2, o zagueiro Kim Yu Song (16) marcou de cabeça em rebote, após a bola bater no travessão.
Precisando a todo custo da vitória, o treinador norte-coreano promoveu as entradas do jovem Choe Kuk (13) e do veterano Jang Kuk Chol (3) nos lugares do meio-campista Paek Chung Song (20) e do zagueiro (já amarelado) Jong Hwi Nam (5), respectivamente.
Contudo, embora com uma formação mais ofensiva e com a urgência de conseguir o segundo gol, a seleção norte-coreana pouco conseguiu criar.
Por outro lado, os EAU mantiveram a posse de bola e, mesmo sem aumentar a intensidade de seu jogo, conseguiram criar chances de perigo, parando algumas vezes no goleiro Kang Ju Hyok (1).
Com o tempo se esgotando e a eliminação se aproximando, Yong Nam ainda fez mais duas substituições, mas sua equipe se manteve apática ofensivamente e, para completar o desastre, já no último minuto, os EAU marcaram o segundo gol com Sultan Adil, confirmando a vitória emiradense.
Com o resultado, a RPDC permanece na última colocação do grupo A, com apenas dois pontos conquistados em 8 partidas.
Nos outros jogos do grupo, o Quirguistão venceu o Catar por 3 a 1, enquanto Irã e Uzbequistão empataram em 2 a 2.
O próximo compromisso da RPDC, até então, será contra o Quirguistão - sem local definido - em 5 de junho, pela 9ª rodada da terceira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 12-Choe Ryong Il, 5-Jong Hwi Nam (3-Jang Kuk Chol 46"), 4-Ri Kum Chol (7-Kim Kuk Jin 41"; 6-Kye Tam 88")), 16-Kim Yu Song, 19-Kim Song Hye, 15-Ra Myong Song, 17-Kang Kuk Chol, 20-Paek Chung Song (13-Choe Kuk 46"), 10-Ri Il Song e 11-Pak Kwang Hun (23-Jong Kum Song 73")
Melhores momentos