quinta-feira, 27 de março de 2025

Com a mesma paixão e espírito que demonstrou como jogador

Entre os jogadores de futebol masculino que contribuíram para a qualificação da seleção da RPDC para a Copa do Mundo de 2010, está Ri Kwang Chon, que jogou como zagueiro na então seleção nacional de futebol masculina.

Nascido em uma família de trabalhadores comuns em Pyongyang, a capital da RPDC, Ri começou a aprender futebol na Escola de Esportes para Jovens do Distrito de Taedonggang na época.

Mais tarde, ele foi selecionado pelo então Clube Esportivo 25 de Abril (atual Clube de Atletas 25 de Abril) e participou dos então Jogos Mundiais Militares de 2003, contribuindo para que a equipe da RPDC conquistasse o primeiro lugar na competição.

Atuando ativamente na seleção nacional masculina de futebol desde 2004, participou de vários torneios internacionais.

Nas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2010, os jogadores da RPDC, incluindo Ri Kwang Chon, demonstraram extraordinária força espiritual nos jogos contra todos os adversários, incluindo as seleções do Irã, Arábia Saudita e Japão, que eram conhecidas como equipes fortes no futebol asiático. Como resultado, conseguiram garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2010.

Ri ganhou o prêmio de melhor defensor no torneio internacional de futebol em 2009. Mais tarde, ele deu plena demonstração de seus talentos e técnicas nos torneios internacionais.

Nessa época, foi agraciado com o título de Atleta do Povo sob o carinho do Partido do Trabalho da Coreia.

Atualmente, Ri Kwang Chon, treinador de futebol do Clube Esportivo Ryomyong, trabalha arduamente para o desenvolvimento das técnicas de futebol do país com o mesmo entusiasmo e espírito que demonstrou como jogador, quando defendia de forma confiável sua "posição" no campo de futebol.

terça-feira, 25 de março de 2025

RPDC 🇰🇵 1-2 🇦🇪 Emirados Árabes Unidos

Pela 8ª rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC sofreu uma dura derrota com um gol no último minuto e está oficialmente fora da próxima Copa do Mundo.

Depois de uma atuação vexaminosa diante do Catar na rodada anterior, a seleção norte-coreana precisava vencer os próximos três jogos e contar com derrotas consecutivas do Catar para conquistar uma vaga na fase de repescagem, uma missão muito difícil.

Porém, mesmo com a surpreendente derrota do Catar para o Quirguistão na rodada, os comandados de Sin Yong Nam tiveram mais uma atuação fraca e amargaram uma dolorosa derrota no último minuto, em Riade, na Arábia Saudita.

Após colocar uma equipe completamente exposta em campo na partida anterior, o treinador norte-coreano optou por jogar no esquema 5-4-1, visando conter a ofensividade dos emiradenses. Contudo, com erros de passe e falhas na marcação, seu esquema defensivo foi facilmente superado, e os EAU abriram o placar logo aos 5 minutos com Fábio Lima.

Embora, no começo, a Coreia tenha conseguido dividir a posse de bola com a seleção emiradense, não conseguiu criar jogadas ofensivas que levassem perigo à meta adversária. Como nas partidas anteriores, lançar bolas na área e finalizar de longa distância pareciam ser as únicas táticas dos Chollimas.

Na parte final da primeira etapa, pouco após Yong Nam promover a entrada de Kim Kuk Jin (7) no lugar de Ri Kum Chol (4) e, assim, colocar sua equipe no 4-4-2, o zagueiro Kim Yu Song (16) marcou de cabeça em rebote, após a bola bater no travessão.

Precisando a todo custo da vitória, o treinador norte-coreano promoveu as entradas do jovem Choe Kuk (13) e do veterano Jang Kuk Chol (3) nos lugares do meio-campista Paek Chung Song (20) e do zagueiro (já amarelado) Jong Hwi Nam (5), respectivamente.

Contudo, embora com uma formação mais ofensiva e com a urgência de conseguir o segundo gol, a seleção norte-coreana pouco conseguiu criar.

Por outro lado, os EAU mantiveram a posse de bola e, mesmo sem aumentar a intensidade de seu jogo, conseguiram criar chances de perigo, parando algumas vezes no goleiro Kang Ju Hyok (1).

Com o tempo se esgotando e a eliminação se aproximando, Yong Nam ainda fez mais duas substituições, mas sua equipe se manteve apática ofensivamente e, para completar o desastre, já no último minuto, os EAU marcaram o segundo gol com Sultan Adil, confirmando a vitória emiradense.

Com o resultado, a RPDC permanece na última colocação do grupo A, com apenas dois pontos conquistados em 8 partidas.

Nos outros jogos do grupo, o Quirguistão venceu o Catar por 3 a 1, enquanto Irã e Uzbequistão empataram em 2 a 2.

O próximo compromisso da RPDC, até então, será contra o Quirguistão - sem local definido - em 5 de junho, pela 9ª rodada da terceira fase das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 12-Choe Ryong Il, 5-Jong Hwi Nam (3-Jang Kuk Chol 46"), 4-Ri Kum Chol (7-Kim Kuk Jin 41"; 6-Kye Tam 88")), 16-Kim Yu Song, 19-Kim Song Hye, 15-Ra Myong Song, 17-Kang Kuk Chol, 20-Paek Chung Song (13-Choe Kuk 46"), 10-Ri Il Song e 11-Pak Kwang Hun (23-Jong Kum Song 73")

Melhores momentos

quinta-feira, 20 de março de 2025

Catar 🇶🇦 5-1 🇰🇵 RPDC


Pela 7ª rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a seleção norte-coreana foi facilmente goleada pelo Catar, em uma atuação pífia, o que praticamente liquidou suas chances de conquistar uma vaga no próximo campeonato mundial.

Precisando urgentemente de uma sequência de bons resultados para manter as chances de garantir uma vaga na fase de repescagem, a RPDC não conseguiu fazer frente ao Catar, demonstrando visível desequilíbrio tático, técnico e psicológico.

Sin Yong Nam mandou a campo uma equipe muito modificada em relação às rodadas anteriores, mas dispôs em campo de uma equipe mau posicionada que permitiu à seleção mandante explorar os lançamentos em velocidade nas costas dos defensores.

Sem Han Kwang Song, Kim Pom Hyok e Ri Un Chol entre os convocados e com Jang Kuk Chol (3) – outrora capitão da equipe – no banco de reservas, Sin tentou renovar a equipe com base nas experiências dos amistosos preparatórios. No entanto, organizou a formação de maneira inadequada para esta partida crucial.

Após um início morno, em que o Catar não chegava com perigo e a Coreia conseguia ter moderadamente a posse de bola, a seleção da casa começou a explorar os lançamentos e garantiu facilmente a vitória ainda na primeira etapa.

Embora o primeiro gol tenha sido resultado de uma falha defensiva em jogada de escanteio, com Afif finalizando de fora da área após cobrança ensaiada de escanteio de Meshaal, aos 17 minutos, o segundo gol surgiu a partir da marcação avançada. Após um lindo lançamento de Afif, Ganehi saiu cara a cara com o goleiro norte-coreano e ampliou o marcador.

A Coreia até conseguiu chegar com perigo, com Paek Chung Song (20) finalizando de fora da área e com Kang Kuk Chol (17) em cobrança de falta, mas não foi capaz de superar o goleiro adversário e reduzir a desvantagem.

Com a vantagem no marcador, o Catar diminuiu o ritmo e passou a explorar cada vez mais os contra-ataques, deixando a seleção norte-coreana com mais posse de bola. Assim, chegaram ao terceiro gol com Kim Yu Song (16) marcando contra ao tentar evitar um contra-ataque perigoso do Catar.

Já nos acréscimos da primeira etapa, a RPDC teve sua terceira boa oportunidade, quando Ri Jo Guk (9) finalizou com perigo de dentro da área, mas o goleiro catariano fez mais uma boa defesa.

Com sua equipe perdendo por uma grande margem e sendo amplamente dominada, Sin Yong Nam optou por fazer três alterações no intervalo, com as entradas de Choe Kuk (13), Choe Ryong Il (12) e Han Chung Guk (22), mas não conseguiu corrigir o problema defensivo.

Com isso, o Catar chegou ao quarto gol logo aos 11 minutos do segundo tempo, com Al Rawi, e ao quinto aos 21 minutos, com Ahmed Alaa. A goleada só não foi maior porque a seleção catariana visivelmente se poupou para a próxima partida.

A acomodação da seleção da casa nos minutos finais permitiu até que a Coreia conseguisse finalmente suas jogadas de perigo no segundo tempo, com destaque para a finalização de Kang Kuk Chol (17), que quase marcou um golaço de longa distância, e conseguiu o gol de honra aos 41 minutos, com Pak Kwang Hun (11), que entrou no segundo tempo, cabeceando para as redes após cruzamento de Ryang Kwang Myong (14).

Em suma, a seleção Chollima, em mais uma atuação pífia sob o comando de Sin Yong Nam, foi dominada pelo Catar e está praticamente fora da próxima Copa do Mundo.

O próximo compromisso será contra os Emirados Árabes Unidos, na terça-feira (25), pela 8ª rodada. O jogo será realizado em Riade, na Arábia Saudita, apesar de ser mando de campo da RPDC.

Nos outros jogos do grupo A, o Irã venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0 e o Uzbequistão derrotou o Quirguistão pelo placar mínimo.

1-Kang Ju Hyok (C), 2-Kim Jin Hyok (12-Choe Ryong Il 45"), 5-Jong Hwi Nam, 16-Kim Yu Song, 19-Kim Song Hye, 15-Ra Myong Song (22-Han Chung Guk 45"), 17-Kang Kuk Chol, 20-Paek Chung Song (14-Ryang Kwang Myong 84"), 10-Ri Il Song (13-Choe Kuk 45"), 7-Kim Kuk Jin (11-Pak Kwang Hun 70") e 9-Ri Jo Guk