quinta-feira, 20 de março de 2025

Catar 🇶🇦 5-1 🇰🇵 RPDC


Pela 7ª rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a seleção norte-coreana foi facilmente goleada pelo Catar, em uma atuação pífia, o que praticamente liquidou suas chances de conquistar uma vaga no próximo campeonato mundial.

Precisando urgentemente de uma sequência de bons resultados para manter as chances de garantir uma vaga na fase de repescagem, a RPDC não conseguiu fazer frente ao Catar, demonstrando visível desequilíbrio tático, técnico e psicológico.

Sin Yong Nam mandou a campo uma equipe muito modificada em relação às rodadas anteriores, mas dispôs em campo de uma equipe mau posicionada que permitiu à seleção mandante explorar os lançamentos em velocidade nas costas dos defensores.

Sem Han Kwang Song, Kim Pom Hyok e Ri Un Chol entre os convocados e com Jang Kuk Chol (3) – outrora capitão da equipe – no banco de reservas, Sin tentou renovar a equipe com base nas experiências dos amistosos preparatórios. No entanto, organizou a formação de maneira inadequada para esta partida crucial.

Após um início morno, em que o Catar não chegava com perigo e a Coreia conseguia ter moderadamente a posse de bola, a seleção da casa começou a explorar os lançamentos e garantiu facilmente a vitória ainda na primeira etapa.

Embora o primeiro gol tenha sido resultado de uma falha defensiva em jogada de escanteio, com Afif finalizando de fora da área após cobrança ensaiada de escanteio de Meshaal, aos 17 minutos, o segundo gol surgiu a partir da marcação avançada. Após um lindo lançamento de Afif, Ganehi saiu cara a cara com o goleiro norte-coreano e ampliou o marcador.

A Coreia até conseguiu chegar com perigo, com Paek Chung Song (20) finalizando de fora da área e com Kang Kuk Chol (17) em cobrança de falta, mas não foi capaz de superar o goleiro adversário e reduzir a desvantagem.

Com a vantagem no marcador, o Catar diminuiu o ritmo e passou a explorar cada vez mais os contra-ataques, deixando a seleção norte-coreana com mais posse de bola. Assim, chegaram ao terceiro gol com Kim Yu Song (16) marcando contra ao tentar evitar um contra-ataque perigoso do Catar.

Já nos acréscimos da primeira etapa, a RPDC teve sua terceira boa oportunidade, quando Ri Jo Guk (9) finalizou com perigo de dentro da área, mas o goleiro catariano fez mais uma boa defesa.

Com sua equipe perdendo por uma grande margem e sendo amplamente dominada, Sin Yong Nam optou por fazer três alterações no intervalo, com as entradas de Choe Kuk (13), Choe Ryong Il (12) e Han Chung Guk (22), mas não conseguiu corrigir o problema defensivo.

Com isso, o Catar chegou ao quarto gol logo aos 11 minutos do segundo tempo, com Al Rawi, e ao quinto aos 21 minutos, com Ahmed Alaa. A goleada só não foi maior porque a seleção catariana visivelmente se poupou para a próxima partida.

A acomodação da seleção da casa nos minutos finais permitiu até que a Coreia conseguisse finalmente suas jogadas de perigo no segundo tempo, com destaque para a finalização de Kang Kuk Chol (17), que quase marcou um golaço de longa distância, e conseguiu o gol de honra aos 41 minutos, com Pak Kwang Hun (11), que entrou no segundo tempo, cabeceando para as redes após cruzamento de Ryang Kwang Myong (14).

Em suma, a seleção Chollima, em mais uma atuação pífia sob o comando de Sin Yong Nam, foi dominada pelo Catar e está praticamente fora da próxima Copa do Mundo.

O próximo compromisso será contra os Emirados Árabes Unidos, na terça-feira (25), pela 8ª rodada. O jogo será realizado em Riade, na Arábia Saudita, apesar de ser mando de campo da RPDC.

Nos outros jogos do grupo A, o Irã venceu os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0 e o Uzbequistão derrotou o Quirguistão pelo placar mínimo.

1-Kang Ju Hyok (C), 2-Kim Jin Hyok (12-Choe Ryong Il 45"), 5-Jong Hwi Nam, 16-Kim Yu Song, 19-Kim Song Hye, 15-Ra Myong Song (22-Han Chung Guk 45"), 17-Kang Kuk Chol, 20-Paek Chung Song (14-Ryang Kwang Myong 84"), 10-Ri Il Song (13-Choe Kuk 45"), 7-Kim Kuk Jin (11-Pak Kwang Hun 70") e 9-Ri Jo Guk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário