quarta-feira, 5 de novembro de 2025

RPDC 🇰🇵 2-0 🇧🇷 Brasil

Em jogo que exigiu muita entrega física e tática, a RPDC venceu o Brasil por 2 a 0 e garantiu sua vaga na final da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 de 2025.

Depois de golearem o Japão nas quartas de final, as Azaleias Orientais precisaram fazer um jogo de grande entrega para superar a seleção brasileira muito bem organizada e determinada.

Mantendo o tradicional 4-4-2 com a composição tradicional da equipe, a seleção asiática começou melhor, sufocando o Brasil no campo ofensivo com ataques intensos que deram muito trabalho à defesa adversária, com boas participações de Ri Kyong Im (9) e Kim Won Sim (15).

Porém, a seleção brasileira foi aos poucos igualando o jogo e criando também suas oportunidades, como na finalização de Kaylane aos 6 minutos. Contudo, a contusão de Gi Iseppe, que dava trabalho para a lateral Yun Jin A (2), tirou um pouco da força ofensiva brasileira.

Embora o jogo estivesse mais aberto, era a Coreia que chegava com mais perigo. Por outro lado, sem conseguir abrir o marcador e com o adversário preparado para contra-atacar, o risco era constante. Nesse contexto, viu-se um jogo de imposição física com vantagem coreana.

Foi com muito empenho que a seleção norte-coreana retomou a pressão na parte final da primeira etapa, o que acabou sendo crucial. Depois de boas finalizações de Ri Ui Gyong (7) e Kim Won Sim (17), em lance aos 42 minutos, a defensora brasileira usou a mão para bloquear a finalização de Pak Rye Yong (11) e, somente após revisão no VAR, o pênalti foi marcado e a jogadora brasileira foi expulsa. Na cobrança, Yu Jong Hyang (10) converteu e abriu o caminho para a vitória.

Na segunda etapa, em desvantagem numérica e atrás do placar, o Brasil fez grandes esforços para manter o jogo em aberto, com duas alterações promovidas, porém, já aos 7 minutos, Yu Jong Hyang (10) voltou a marcar em finalização colocada dentro da área. 

Com tranquilidade, a Coreia soube administrar a vantagem enquanto o adversário tentava desesperadamente marcar para seguir vivo na partida. Quando foi exigida, a goleira Kim Son Gyong (1) mostrou muita segurança.

Com o apito final, a RPDC pôde comemorar mais uma classificação para a final da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17, chegando como grande favorita para levantar o troféu.

O adversário será a Holanda, que venceu o México pelo placar mínimo no outro jogo das semifinais. A partida será realizada no próximo sábado (8) no Estádio Olímpico de Rabat.

Jogaram: 1-Kim Son Gyong, 17-Kim Su Rim, 3-Ri Jin A (C), 12-Ryu Jin U, 2-Yun Jin A, 8-Eh Chong Gum, 9-Ri Kyong Im, 11-Pak Rye Yong (16-Ri Ye Rim 90"), 7-Ri Ui Gyong, 15-Kim Won Sim (6-Pak Su Rim 90+7") e 10-Yu Jong Hyang (19-Kim Sun Nyo 90+11").

Gols

terça-feira, 4 de novembro de 2025

RPDC 🇰🇵 5-0 🇸🇻 El Salvador

Na estreia na Copa do Mundo sub-17 de 2025, disputada no Catar, a RPDC teve uma atuação convincente e goleou El Salvador por 5 a 0, em partida realizada na Cidade dos Esportes de Doha. A seleção norte-coreana, que retornou ao torneio após oito anos de ausência, confirmou o favoritismo e somou os primeiros três pontos no grupo G, que também conta com Alemanha e Colômbia.

O técnico Rim Chol Min escalou a equipe no esquema 4-4-2, promovendo diversas mudanças em relação à última partida da Copa da Ásia sub-17. A nova formação apresentou boa compactação entre os setores e mostrou certo equilíbrio tanto na defesa quanto no ataque, além de movimentação intensa.

Nos minutos iniciais, a RPDC demonstrou maior organização e controle da posse de bola, ainda que sem criar chances claras. A primeira oportunidade veio aos 13 minutos, quando Ri Hyok Gwang (7) finalizou com perigo dentro da área. Um minuto depois, o gol saiu: Ri Kang Rim (11) fez uma bela jogada individual pela esquerda e finalizou com precisão para abrir o placar, após passe de An Jin Sok (6).

O domínio da seleção Chollima se manteve. Kim Yu Jin (10), destaque ofensivo, levou perigo em boas finalizações, enquanto o goleiro Kim Jong Hun (18) mostrou segurança ao defender chutes de Luis Tobar e Brandon Ramirez. No fim da primeira etapa, o árbitro, após revisão do VAR, marcou pênalti para a RPDC — convertido com tranquilidade por Kim Yu Jin (10), ampliando para 2 a 0 antes do intervalo.

O segundo tempo começou com ritmo intenso. Kim Yu Jin (10) quase marcou aos 46, e Pak Kwang Song (9) obrigou o goleiro salvadorenho a trabalhar logo em seguida. Apesar de El Salvador se arriscar mais no ataque, a RPDC manteve o controle do jogo e ampliou o placar aos 68 minutos: So Jin Song (16) serviu Ri Kang Rim (11), que marcou seu segundo gol na partida.

Com a vantagem consolidada, o técnico Rim Chol Min promoveu substituições, dando oportunidade a jogadores como Ri Ro Gwon (8) e Han Il Bok (2). A equipe manteve o ímpeto ofensivo, e Kim Yu Jin (10) marcou novamente, aos 87, após receber de Pak Kwang Song (9) dentro da área. Já nos acréscimos, Han Il Bok (2) aproveitou rebote do goleiro para marcar o quinto gol e fechar a goleada.

Com o resultado, a RPDC começa o torneio com moral elevada e larga na frente na disputa por uma vaga na próxima fase. Como Alemanha e Colômbia empataram em 1 a 1 no outro jogo do grupo, a seleção norte-coreana termina a primeira rodada na liderança do grupo G. O próximo compromisso será contra a Alemanha, na sexta-feira (7), novamente em Doha.

Jogaram: 18-Kim Jong Hun; 17-Ri Kyong Bong (14-Kim Tae Guk 90+1"), 3-Choe Chung Hyok, 15-Kim Se Ung, 12-Pak Ryong U; 6-An Jin Sok (8-Ri Ro Gwon 78"), 16-So Jin Song; 9-Pak Kwang Song (19-Pak Ju Won 89"), 7-Ri Hyok Gwang (C) (2-Han Il Bok 78"), 10-Kim Yu Jin e 11-Ri Kang Rim (13-Ri Tae Myong 89").

sábado, 1 de novembro de 2025

RPDC 🇰🇵 5-1 🇯🇵 Japão

Pelas quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 de 2025, disputada no Marrocos, a RPDC manteve o embalo e garantiu vaga nas semifinais ao golear o Japão por 5 a 1, no Estádio Olímpico de Rabat.  

Atual campeã mundial, a seleção norte-coreana repetiu o time titular que havia goleado o Marrocos nas oitavas e mostrou novamente sua força coletiva e técnica diante de uma das maiores rivais da categoria.

O início foi fulminante. Logo no primeiro minuto, Kim Won Sim (15) invadiu a área e finalizou de perna esquerda para abrir o placar. Pouco depois, aos seis minutos, a camisa quinze fez belo passe para Ri Ui Gyong (7), que concluiu de primeira e ampliou.  

O Japão reagiu rapidamente, diminuindo aos 8 minutos com Konoha Nakamura, que driblou defensoras coreanas e finalizou com precisão dentro da área. Apesar do gol, o domínio da RPDC se manteve, com chances criadas por Ryu Jin U (12), que acertou o travessão em chute de longa distância, e por Yu Jong Hyang (10), que obrigou a goleira japonesa a fazer boa defesa.  

A pressão resultou no terceiro gol aos 22 minutos: após escanteio cobrado por Kim Su Rim (17), Yu Jong Hyang (10) subiu mais alto e marcou de cabeça, fechando o primeiro tempo em 3 a 1.

Na segunda etapa, o Japão tentou adiantar as linhas, mas encontrou uma RPDC sólida defensivamente e muito eficiente nos contra-ataques. Aos 73 minutos, Kim Won Sim (15) voltou a brilhar, driblando a marcadora e finalizando de perna esquerda após passe de Eh Chong Gum (8), fazendo 4 a 1.  

Com o adversário entregue, ainda deu tempo para o quinto gol, nos acréscimos: Ri Ui Gyong (7) marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Yun Jin A (2), definindo o placar em 5 a 1.

Com mais uma atuação convincente, a RPDC mostrou intensidade ofensiva, disciplina tática e poder de decisão. A equipe segue invicta e classificada para as semifinais, mantendo vivo o sonho do bicampeonato mundial consecutivo.

O adversário será o Brasil, que venceu o Canadá nos pênaltis após um empate sem gols no tempo normal, na próxima quarta-feira (5).

Jogaram: 1-Kim Son Gyong, 17-Kim Su Rim, 3-Ri Jin A (C), 12-Ryu Jin U, 2-Yun Jin A, 8-Eh Chong Gum, 9-Ri Kyong Im, 11-Pak Rye Yong (6-Pak Su Rim 90+4"), 7-Ri Ui Gyong, 15-Kim Won Sim (16-Ri Ye Rim 80") e 10-Yu Jong Hyang (20-Paek So Hyang 90+1").

Gols