quarta-feira, 27 de março de 2024

Sobre o cancelamento do jogo RPDC x Japão pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026


Na quinta-feira, 21 de março de 2024, logo após a derrota da RPDC em Tóquio pelo placar mínimo no confronto com o Japão, começaram a se espalhar na mídia japonesa os rumores sobre o pedido por parte da Confederação de Futebol da República Popular Democrática da Coreia pelo adiamento ou realização em outro local da partida entre as duas seleções programada para ser realizada em 26 de março em Pyongyang.

Na sexta-feira, 22 de março, a Confederação Asiática de Futebol confirmou que recebeu uma carta da Confederação de Futebol da RPDC, porém não aceitou o adiamento da partida ou realização em outro local por falta de calendário disponível ou tempo hábil para resolver as questões burocráticas relacionadas ao estádio onde se poderia jogar. E encaminhou o caso ao Conselho Disciplinar da FIFA, que possivelmente determinará a derrota da RPDC por 3-0 (W.O; desistência).

Existe também a possibilidade de que a Confederação de Futebol da RPDC seja multada pelo caso, que a RPDC perca de vez o mando de campo e até mesmo seja desclassificada das eliminatórias.

O comunicado da Confederação Asiática de Futebol não transmite de forma clara a justificativa utilizada pela parte norte-coreana para a não realização da partida em Pyongyang, falando apenas de "circunstâncias imprevistas e inevitáveis".

Segundo a imprensa japonesa, o motivo poderia ser uma preocupação do governo norte-coreano em relação ao crescente número de casos de infecção estreptocócica hemolítica fulminante no Japão, que poderia se infiltrar no país com a entrada de jogadores, comissão técnica e equipe de imprensa japoneses.

O que torna isso questionável é o fato de que a seleção norte-coreana masculina fez sua partida em Tóquio, assim como a fez a seleção feminina no final de fevereiro, e, sendo esse o caso, não seria possível a contaminação dos atletas norte-coreanos e, por meio destes, uma transmissão dentro do território da RPDC? Talvez a única justificativa para isso seria um exame detalhado e até mesmo quarentena no regresso, coisa que talvez não fosse possível impor à delegação japonesa.

Outra hipótese levantada foi a possibilidade da realização de testes de míssil ou bomba nuclear ou de hidrogênio por parte da RPDC. Algo assim poderia causar uma tensão geopolítica e até mesmo esportiva. Nesse interim, o Primeiro-Ministro japonês fazia declarações sobre a intenção de realizar uma cúpula com o líder norte-coreano e até recebeu uma resposta inicial positiva sobre sua intenção, embora posteriormente a ideia tenha sido rechaçada pela parte norte-coreana.

Mesmo com todo esse cenário, passou a terça-feira (26) e nada aconteceu, nem dentro, nem fora de campo. Então é possível deduzir que a primeira hipótese tem mais chance de ser verdadeira.

Isso porque a Confederação de Futebol da RPDC já havia permitido a entrada de funcionários da Confederação Asiática de Futebol no Estádio Kim Il Sung para avaliar suas condições e posteriormente recebido autorização para a partida. Não haveria razão para permitir essa inspeção se não tivesse a intenção inicial de realizar a partida em Pyongyang.

Agora é aguardar a decisão final do Comitê Disciplinar da FIFA. 

quinta-feira, 21 de março de 2024

Japão 🇯🇵 1-0 🇰🇵 RPDC


Pela terceira rodada da segunda fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC fez jogo acirrado contra o Japão mas acabou derrotada pelo placar mínimo.

Depois de somar apenas três pontos nas rodadas iniciais, os comandados de Sin Yong Nam foram a campo em Tóquio contra a poderosa seleção japonesa em busca de fazer história.

Com a formação 4-4-2 e uma postura mais defensiva, visando os contra-ataques, a seleção norte-coreana conseguiu, até certo ponto, lidar com o poderio ofensivo dos mandantes, porém, além de tomar um gol nos primeiros minutos em desatenção defensiva, faltou caprichar na hora da conclusão.

A Coreia chegou até a marcar seu gol em território japonês, com Paek Chung Song (20), mas o árbitro marcou irregularidade na jogada.

O jogo começou e, logo aos 2 minutos, o Japão abriu o placar com Doan passando para Tanaka dentro da área balançar as redes.

Em desvantagem logo cedo, a seleção visitante não se abalou e manteve sua proposta de jogo de manter uma marcação forte e explorar contra-ataques. A defesa coreana conseguiu suportar o poderio ofensivo japonês e, quando foi preciso, o goleiro Kang Ju Hyok (1) fez boas defesas.

A Coreia não conseguia criar jogadas ofensivas; a marcação avançada do Japão dificultava a construção norte-coreana. Todavia, nos contra-ataques os visitantes davam trabalho ao sistema defensivo adversário, ainda que não tenha forçado o goleiro japonês a fazer alguma defesa difícil.

O cenário era desfavorável para a seleção norte-coreana na primeira etapa pois não conseguia concretizar as oportunidades que tinha no campo ofensivo.

Contudo, com as entradas de Ri Il Song (13) e Kang Kuk Chol (17) no intervalo, a seleção norte-coreana melhorou consideravelmente e conseguiu duelar no meio-campo contra o Japão. Já aos 6 minutos, o treinador norte-coreano promoveu a entrada de Choe Ok Chol (14) e deu mais apoio ofensivo à sua equipe.

O Japão permanecia mais com a bola, mas a Coreia agora chegava com mais perigo ao ataque e não era amassada no meio-campo. Mas não foi o suficiente para empatar a partida.

Yong Nam ainda colocou Kim Kuk Jin (8) e o zainichi Mun In Ju (7) na parte final da partida, mas faltou efetividade na hora da conclusão das jogadas, enquanto a seleção japonesa, que já não tinha tanta força ofensiva, controlava a partida dentro do possível para administrar o placar e tentava matar o jogo aproveitando os espaços deixados pela seleção visitante.

Com o apito final, a seleção Chollima saiu derrotada de Tóquio e caiu para a terceira colocação do grupo, um cenário que não é dos piores, já que Myanmar surpreendeu ao empatar com a Síria por 1 a 1.

Com isso, a RPDC fica com apenas 3 pontos, contra 4 pontos da Síria (segunda colocada) e precisará pontuar contra o Japão na próxima terça-feira (26) em Pyongyang para seguir firme na disputa pela classificação à próxima fase das eliminatórias.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 2-Kim Kyong Sok (14-Choe Ok Chol 51"), 3-Jang Kuk Chol (C), 16-Kim Yu Song, 4-Kim Pom Hyok (7-Mun In Ju 83"), 15-Ri Un Chol (17-Kang Kuk Chol 45"), 22-Kim Kuk Bom, 12-Choe Ju Song (13-Ri Il Song 45"), 20-Paek Chung Song, 11-Jong Il Gwan (8-Kim Kuk Jin 68") e 10-Han Kwang Song.

Gol

domingo, 17 de março de 2024

RPDC 🇰🇵 2-1 🇯🇵 Japão


No sábado (16), a RPDC conquistou seu segundo título da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20 ao bater de virada a seleção japonesa por 2 a 1.

As Azaleias Orientais, que já haviam derrotado as japonesas na fase de grupos, se vingaram da final da edição de 2019, quando haviam sido derrotadas pelo mesmo placar pelas japonesas.

O jogo começou bastante equilibrado, com ambas equipes criando oportunidades de perigo no campo ofensivo nos primeiros minutos de jogo. Porém, aos 20 minutos, em falha da goleira Chae Un Gyong (21), o Japão abriu o placar com Ai Tsujisawa.

Após sofrer o gol, a seleção norte-coreana visivelmente sentiu e começou a ter dificuldades de ficar com a bola e até de passar do meio-campo. Percebendo o impacto que o gol causou na equipe adversária, a seleção japonesa adiantou sua marcação para dificultar a saída de jogo da RPDC e assim manteve o controle da partida por pelo menos 15 minutos.

Apesar da situação adversa, a seleção norte-coreana conseguiu nos minutos finais da primeira etapa se reorganizar e, aos 44 minutos, alcançou o empate com Jon Ryong Jong (13) cabeceando forte para o fundo das redes após belo cruzamento pela direita de Chae Un Yong (20).

Com o empate no placar, as Azaleias Orientais voltaram mais confiantes e equilibradas psicologicamente para os 45 minutos finais e em pouco tempo já tomaram controle do jogo, sendo a equipe que chegava com mais perigo ao campo ofensivo e impunha maior pressão sobre a defesa adversária. Todavia, faltava acertar na hora da conclusão.

Diferente de outras partidas, o técnico Ri Song Ho deixou suas substituições para a parte final do jogo. Colocou Choe Kang Ryon (12) e Jong Kum (7) nos lugares de Kim Song Ok (22) e Pak Mi Ryong (10), respectivamente, a fim de dar mais fôlego e força ofensiva à equipe, o que se mostrou um grande acerto.

Com o jogo se aproximando do fim e o placar empatado, um lance exitoso poderia resultar no título. E foi assim que aconteceu. Aos 41 minutos, a atacante Jong Kum (7) fez bela jogada pela direita e cruzou para Ryong Jong (13) marcar de cabeça o gol do título.

Em desvantagem, dessa vez foi a seleção japonesa que sentiu o baque. O Japão até tentou se mandar mais ao ataque nos minutos restantes, com a contribuição de exagerados 6 minutos de acréscimos, mas parou na sólida defesa norte-coreana.

Com o apito final da árbitra, a RPDC sagrou-se bicampeã da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, tendo vencido pela primeira vez em 2007.

Ademais, a capitã Chae Un Yong (20), além de levantar o troféu, também conquistou o prêmio de melhor jogadora da competição, enquanto Chae Un Gyong (21), que na primeira partida da competição era terceira goleira, conquistou o prêmio de melhor goleira.

O prêmio de artilheira ficou com o japonesa Maya Hijikata, com 4 gols.

Na disputa do terceiro lugar, realizada mais cedo, a Austrália venceu a Coreia do Sul pelo placar mínimo.

Jogaram: 21-Chae Un Gyong, 6-Kim Kang Mi, 5-O Sol Song, 3-Han Hong Ryon, 14-Hwang Yu Yong, 9-Kim Song Gyong, 22-Kim Song Ok (12-Choe Kang Ryon 80"), 20-Choe Un Yong (C), 13-Jon Ryong Jong, 15-Choe Il Son e 10-Pak Mi Ryong (7-Jong Kum 82")

Gols

quarta-feira, 13 de março de 2024

RPDC 🇰🇵 3-0 🇰🇷 Coreia do Sul


Pelas semifinais da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, a RPDC derrotou a Coreia do Sul em grande exibição coletiva.

Após a vitória contra o Japão na rodada final da fase de grupos, as Azaleias Orientais foram a campo nesta quarta-feira (13) em Tashkent com a moral elevada e fizeram valer a superioridade técnica durante os 90 minutos.

Na tradicional formação 4-4-2 e com o retorno da zagueira Han Hong Ryon (3), que cumpriu suspensão contra o Japão, e da volante Kim Song Ok (22), a seleção norte-coreana demonstrou sua superioridade técnica desde o início da partida. 

Embora a posse de bola tenha sido equilibrada, as 25 finalizações ao gol por parte da RPDC contra 6 da Coreia do Sul mostra bem o domínio da seleção nortenha.

Entretanto, não foi nada fácil furar a defesa sul-coreana. A goleira Woo Seobin, que acabou saindo no segundo tempo por contusão, fez boas defesas para evitar que as norte-coreanas abrissem o placar.

A boa compactação no meio de campo e as infiltrações pelos lados de campo foram a chave para a criação ofensiva da RPDC. Mas o gol só foi sair aos 45 minutos com a atacante Choe Il Son (15), que acertou bela finalização de perna esquerda.

Na segunda etapa, em vantagem no placar, a seleção norte-coreana soube explorar os espaços deixados pelas adversárias para ampliar e assegurar a classificação à final.

Logo aos 6 minutos, a atacante Jong Kum (7), que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Pak Mi Ryong (10), marcou o segundo da RPDC com assistência de Choe Il Son (15).

A Coreia do Sul, precisando a todo custo marcar um gol para continuar viva na partida, se mandou ao ataque com mais intensidade e até chegou a ter uma bola no travessão, porém não conseguiu balançar as redes da meta de Chae Un Gyong (21).

E aos 33 minutos, contando com desvio na defesa, a lateral esquerda Hwang Yu Yong (14) marcou o terceiro e confirmou a vitória norte-coreana. Nos minutos restantes, as Azaleias Orientais souberam controlar o jogo e administrar a vantagem.

Na final, que será realizada no próximo sábado (16), a RPDC enfrentará o Japão, que venceu a Austrália por 5 a 1.

Será a reedição da final da edição de 2019 da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, em que a seleção japonesa saiu vencedora. Uma oportunidade para revanche.

Jogaram: 21-Chae Un Gyong, 6-Kim Kang Mi, 5-O Sol Song, 3-Han Hong Ryon, 14-Hwang Yu Yong, 22-Kim Song Ok, 9-Kim Song Gyong (12-Choe Kang Ryon 85"), 20-Choe Un Yong (C) (11-Ham Ju Hyang 82"), 13-Jon Ryong Jong, 10-Pak Mi Ryong (7-Jong Kum 38"; 17-Jang Kyong Hui 82") e 15-Choe Il Son.

Gols

domingo, 10 de março de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇯🇵 Japão


Pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, a RPDC derrotou a forte seleção japonesa e conquistou a classificação às semifinais na primeira colocação do grupo B.

Após golear o Vietnã na 2ª rodada, a seleção norte-coreana precisava apenas de um empate para confirmar sua classificação à fase eliminatória. Porém, fez um jogo muito equilibrado contra o Japão, seu algoz em edições anteriores, e conseguiu uma vitória muito valiosa.

As Azaleias Orientais foram a campo no tradicional esquema 4-4-2 com muitas alterações na sua composição em relação à partida anterior, tendo as entradas de Ri Su Yang (2) na defesa, Choe Kang Ryon (12) e Jon Ryon Jong (13) no meio campo e Choe Il Song (15) no ataque.

Embora ficando menos com a posse de bola, a RPDC conseguiu neutralizar os ataques do Japão na maior parte do jogo ao mesmo tempo que conseguia criar boas oportunidades quando chegava ao ataque.

Entretanto, não ficavam apenas com uma linha de marcação baixa esperando pelos contra-ataques, mas também avançavam a marcação em algumas oportunidades para dificultar a saída de bola das japonesas. E foi justamente assim que saiu o gol da partida: aos 22 minutos, Chae Un Yong (20) roubou a bola da zagueira Hiromi Yoneda (3) dentro da área e mandou para as redes.

O jogo prosseguiu marcado por muito equilíbrio, com as coreanas fazendo uma marcação forte e mostrando mais eficiência nas jogadas de perigo que as japonesas.

Na segunda etapa, precisando correr atrás do placar, o Japão tentou se impor mais ofensivamente mas pouco levou perigo à meta da goleira Chae Un Gyong (21). A única oportunidade de perigo real foi aos 9 minutos em tentativa de cabeceio desequilibrada de Ai Tsujisawa (13).

Em vantagem no placar e com uma visível queda física, a seleção norte-coreana acabou recuando mais na parte final do jogo, não conseguindo manter a forte marcação, o que permitiu ao Japão avançar ainda mais no campo ofensivo em busca do gol do empate. Apesar disso, foi a RPDC que levou mais perigo em duas jogadas de contra-ataque que podiam ter sacramentado a vitória.

Com o apito final, as jogadoras celebraram essa importante vitória sobre um rival poderoso que colocou a RPDC na primeira colocação do grupo B. Com isso, a RPDC enfrentará a Coreia do Sul, que ficou na segunda colocação no grupo A, enquanto o Japão enfrentará a Austrália.

As semifinais serão disputadas na próxima quarta-feira (13) e a RPDC voltará a jogar no Estádio Dostlik, onde disputou as duas primeiras partidas.

No outro jogo do grupo B, a China venceu o Vietnã por 6 a 1.

Jogaram: 21-Chae Un Gyong, 6-Kim Kang Mi, 5-O Sol Song, 2-Ri Su Yang, 14-Hwang Yu Yong, 12-Choe Kang Ryon, 9-Kim Song Gyong, 13-Jon Ryong Jong, 20-Chae Un Yong (C) (11-Ham Ju Hyang 90"+2"), 10-Pak Mi Ryong (4-Hyon Ji Hyang 46";7-Jong Kum 66") e 15-Choe Il Song (22-Kim Song Ok 87").

Melhores momentos

quinta-feira, 7 de março de 2024

RPDC 🇰🇵 6-0 🇻🇳 Vietnã


Pela segunda rodada da fase de grupos da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, a RPDC somou três pontos em grande estilo, aplicando uma goleada sobre o Vietnã.

Após deixar a vitória escapar nos minutos finais na partida de estreia, as Azaleias Orientais não tiveram dificuldades para derrotar as vietnamitas e garantir um bom saldo de gols.

Com muitas modificações em sua composição, com as entradas da terceira goleira, Chae Un Gyong (21), das meio-campistas Min Kyong Jin (19) e Chae Un Yong (20) e da atacante Hyon Ji Hyang (4), mas no mesmo 4-4-2, a seleção norte-coreana impôs seu jogo ofensivo desde o início da partida, tendo total controle do jogo.

Para ter uma noção, durante o jogo foram 31 finalizações da RPDC contra 4 do Vietnã.

O primeiro gol saiu logo aos 3 minutos com Chae Un Yong (20) completando de letra pro gol após cobrança de falta rasteira de Kim Song Gyong (9). E o segundo veio dois minutos depois: aproveitando falha da goleira, Min Kyong Jin (19) só completou pro gol vazio.

A seleção coreana explorou muito as jogadas pelo lado do campo, por onde conseguiam criar jogadas com grande facilidade. E foi assim, com Un Yong (20) avançando pela direita e tocando pra área, Pak Mi Ryong (10) marcou o terceiro da RPDC.

Com menos de 20 minutos a vitória já estava sacramentada. Porém, era preciso marcar mais para garantir uma boa margem de saldo de gols. Por isso, as norte-coreanas seguiram firmes na criação ofensiva. O quarto gol só foi sair aos 32 minutos, com Mi Ryong (10) marcando novamente com assistência de Hyon Ji Hyang (4), e o quinto foi gol contra de  Lê Thị Bảo Trâm (2), aos 36, fechando assim a conta da primeira etapa.

A fim de dar mais fôlego à equipe na busca por mais gols e também poupar jogadoras para a terceira rodada, o treinador coreano promoveu quatro substituições no intervalo.

Mantendo o ritmo forte no campo ofensivo, as norte-coreanas chegaram ao sexto gol com Hyon Ji Hyang (4) em assistência de Jon Ryong Jong (13), porém, o objetivo de aumentar a vantagem ficou mais difícil com a expulsão por segundo amarelo de Han Hong Ryon (3) aos 16 minutos.

Em desvantagem numérica, a RPDC até criou oportunidades de ampliar, mas permitiu que o Vietnã equilibrasse o jogo totalmente desbalanceado tecnicamente para o lado coreano.

Com o resultado, a RPDC chega a 4 pontos e saldo de gols de +6 em 2 partidas, precisando apenas de um empate contra o Japão na terceira rodada  para assegurar a classificação. Se a China, que perdeu hoje para o Japão por 2-0, não conseguir reverter a desvantagem no saldo de gols, a RPDC pode avançar mesmo com uma derrota, desde que não seja elástica.

O confronto decisivo com o Japão, atual campeão da competição (edição de 2019), que venceu a própria RPDC na final, será no próximo domingo (10).

Jogaram:  21-Chae Un Gyong,  6-Kim Kang Mi (16-Pak Hyo Son 46"), 3-Han Hong Ryon (C), 5-O Sol Song, 14-Hwang Yu Yong, 22-Kim Song Ok, 9-Kim Song Gyong (7-Jong Kum 46"), 19-Min Kyong Jin (13-Jon Ryong Jong 46"), 20-Chae Un Yong, 10-Pak Mi Ryong (15-Choe Il Son 46") e 4-Hyon Ji Hyang (2-Ri Su Yang 64").

Gols

segunda-feira, 4 de março de 2024

RPDC 🇰🇵1-1 🇨🇳 China


Pela 1ª rodada da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, a RPDC deixou escapar a vitória nos minutos finais e ficou só no empate com a China.

As comandadas de Ri Song Ho foram a campo na formação 4-4-2 com uma proposta de ter mais a posse de bola.

Os primeiros minutos de jogo foram marcados por muita disputa e pouca criação efetiva de perigo ofensivo das duas partes. A China até chegou a marcar, mas em um lance claramente irregular que foi prontamente anulado pela árbitra.

As equipes se equivaliam, mas produziam um jogo fraco de poucas conclusões ao gol. Embora tivesse mais a bola, a seleção norte-coreana tinha pouca efetividade no terço final, errando muitos passes e fazendo escolhas erradas, o que irritou bastante o treinador coreano que ainda na primeira etapa promoveu as entradas de Chae Un Yong (20) e Jon Ryong Jong (13) nos lugares de Jong Kum (7) e Ham Ju Hyang (11).

Depois de um primeiro tempo tecnicamente fraco, na segunda etapa as Azaleias Asiáticas mostraram uma considerável melhoria em sua criação ofensiva, porém, ainda insuficiente para abrir o marcador.

Em algumas infiltrações pelos lados do campo, as coreanas conseguiram impor mais perigo, porém sem efetividade na hora da conclusão. Por outro lado, a China pouco conseguia criar jogadas ofensivas na segunda etapa. Porém, na única boa chance que teve de abrir o placar na segunda etapa, a goleira Kim Kyong Rim (18), que entrou ainda no primeiro tempo no lugar de Hyon Son Gyong (1) que sentiu desconforto, fez bela defesa com a perna.

O jogo se encaminhada para um empate sem gols com a RPDC superior, porém inefetiva. Porém, em linda finalização de fora da área aos 39 minutos, a meio-campista Kim Song Gyong (9) abriu o placar para a RPDC.

O jogo parecia agora se encaminhar para uma vitória magra das Azaleias Orientais; o técnico norte-coreano até promoveu as últimas substituições logo após o gol. Contudo, 4 minutos mais tarde a chinesa Huo Yuexin também acertou uma bela finalização de longa distância e empatou.

A Coreia até tentou passar a frente no placar novamente nos minutos restantes, tendo até uma finalização da atacante Choe Il Son batendo no travessão, mas não obteve êxito.

O próximo jogo será contra o Vietnã na quinta-feira (7).

Na outra partida do grupo, o Japão goleou o Vietnã por 10 a 0.

Jogaram: 1-Hyon Son Gyong (18-Kim Kyong Rim 26"), 6-Kim Kang Mi, 3-Han Hong Ryon, 5-O Sol Song, 14-Hwang Yu Yong, 22-Kim Song Ok (12-Choe Kang Ryon 84"), 9-Kim Song Gyong, 7-Jong Kum (20-Choe Un Yong 43"), 11-Ham Ju Hyang (C) (13-Jon Ryong Jong 43"), 10-Pak Mi Ryong (4-Hyon Ji Hyang 85") e 15-Choe Il Son.

Gols