Faltou um pouco mais para a classificação!
RPDC 🇰🇵️ 2-0 🇹🇼️️ Taiwan
Pela última rodada da fase qualificatória final da Copa do Leste Asiático de 2019, a RPDC venceu os anfitriões mas acabou não conseguindo a classificação devido à critérios de desempate que beneficiaram Hong Kong.
Sabendo da vitória expressiva de Hong Kong sobre a Mongólia, em jogo bastante suspeito, a Coreia que outrora tinha vantagem pelos critérios de desempate acabou vendo-se na crítica necessidade de golear Taiwan para conquistar a classificação.
A Coreia foi a campo com o mesmo esquema tático 4-4-2, apenas com uma alteração no onze inicial comparado ao da partida anterior, com a entrada de Ri Hyok Chol no lugar de Kang Kuk Chol no meio campo.
Pressionada, a equipe se mandou desde cedo ao campo ofensivo e encontrou certa dificuldade para superar a marcação taiwanesa. Mas graças a seu empenho, conseguiu criar boas chances de perigo, sobretudo com Rim Kwang Hyok e Jong Il Gwan, mas faltou um pouco mais de precisão.
Com o passar do tempo os anfitriões que matematicamente ainda tinham chances de classificação também tentaram se mandar ao campo de ataque mas pouco conseguiram criar. Mas era a Coreia que tinha as rédeas do jogo e teve a melhor o oportunidade do primeiro tempo com Jang Kuk Chol cabeceando e o goleiro Pan Wen Chieh fazendo bela defesa.
Com o placar zerada, aumentava a pressão pra cima dos norte coreanos que precisavam a todo custo de uma vitória por pelo menos três gols de diferença para conquistar seu objetivo. Em vista disso, o técnico Kim Yong Jun, que já havia colocado Han Thae Hyok no lugar de Rim Kwang Hyok aos 29 minutos da etapa inicial, tirou-o para colocar o lateral esquerdo Ri Chang Ho e orientou uma pressão forte desde o início.
Em ritmo forte, a Coreia que já havia marcado um gol anulado anteriormente, abriu o placar aos 3 minutos com Jang Il Gwan recebendo de Kim Yu Song dentro da área e vencendo o goleiro taiwanês. O gol deu mais confiança para a equipe que seguiu batalhando por mais gols, todavia, o ritmo naturalmente caiu.
Taiwan tentou segurar o jogo ao máximo e chegou até a criar algumas oportunidades de ataque em contra-ataques, deixando o jogo bastante tenso para a parte final.
O técnico coreano colocou Kang Kuk Chol como última cartada aos 21 minutos e vimos cada vez mais a Coreia no campo ofensivo chegando próximo de marcar. Jang Kuk Chol e Kim Yong Il perderam grandes oportunidades que poderiam ter mudado o final desfavorável.
Mas aos 28 minutos, Jong Il Gwan recebeu dentro da área e encobriu o goleiro para Jang Kuk Chol completar de cabeça para as redes e deixar a classificação mais próxima. Os minutos restantes foram uma verdadeira batalha que exigiu muito da parte física dos coreanos que mostraram-se bastante desgastados ao final da partida.
Os taiwaneses seguraram-se ao máximo, mas a Coreia poderia ter chegado ao terceiro gol com Ri Hyok Chol finalizando de fora da área ou com Jong Il Gwan batendo falta, mas o goleiro e a trave, respectivamente, impediram que o placar fosse alterado novamente.
Com o resultado, os Mallimas não se qualificaram para a Copa do Leste Asiático de 2019 por perder para Hong Kong no critério de gols marcados (7 x 6). Fez falta no final as oportunidades perdidas não somente hoje, mas as da partida anterior que poderiam ter dado a classificação para a RPDC.
É muito frustrante que a RPDC não se qualifique para a tradicional Copa da Ásia sem ter perdido nenhuma partida nas eliminatórias. Mas há que corrigir retirar um aprendizado disso, corrigir as falhas e evoluir. O técnico Kim Yong Jun ainda tem muito trabalho pela frente, caso continue no cargo no próximo ano.
Apesar da frustração que se dá por não conseguir golear Taiwan, e mais ainda por não ter vencido Hong Kong na partida passada, há que se olhar para a partida realizada mais cedo onde a Mongólia facilitou a vitória expressiva dos hongueconguenses.
Vale também destacar a grande atuação de Jong Il Gwan que vinha bastante apagado nas últimas aparições pela seleção e também de Kim Yong Il e Jang Kuk Chol que chegaram muito bem no ataque.
Agora é trabalhar para alcançar êxitos na Copa da Ásia em janeiro, já que a Copa do Leste Asiático ficou pra trás.
Jogaram: 1-Ri Myong Guk, 13-Sim Hyon Jin, 5-An Song Il, 3-Jang Kuk Chol, 2-Kim Chol Bom, 15-Ri Un Chol, 9-Kim Yong Il (24-Kang Kuk Chol 66"), 22-Ri Hyok Chol 11-Jong Il Gwan, 19-Rim Kwang Hyok (8-Han Thae Hyok 29" - 17-Ri Chang Ho 46") e 12-Kim Yu Song
Outro resultado: Hong Kong 🇭🇰️ 5-1 🇲🇳️ Mongólia
#ForçaMallimas
https://bit.ly/2BdXPCZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário