Em jogo válido pela final da fase preliminar da Copa do Leste Asiático, a RPDC manteve a sequência de goleadas, derrotando Taiwan por 5-0 em Macau.
Com o time completo para esta partida decisiva, a seleção norte-coreana teve amplo domínio das ações da partida, embora tenha encontrado maior resistência defensiva por parte da seleção taiwanesa.
No início da partida, embora Taiwan não conseguisse levar perigo à meta da RPDC, as coreanas pecavam muito na hora de concluir as jogadas ofensivas e paravam na boa marcação adversária.
As azaleias orientais só conseguiram abrir o placar aos 26 minutos com a meio-campista Choe Kum Ok (12) após rápida troca de passes. Após abrir o marcador, a Coreia teve mais tranquilidade e facilidade para encontrar os espaços que precisava para ampliar o marcador e garantir a vitória.
Assim, em cobrança de falta, Ri Hak (10) marcou um lindo gol aos 35 minutos e voltou a marcar aos 40 minutos em bela finalização de perna esquerda na entrada da área.
Com a vitória praticamente assegurada, as azaleias orientais impuseram um ritmo cadenciado na segunda etapa, valorizando muito a troca de passes para passar o tempo, evitar o desgaste e, ao mesmo tempo, desgastar as adversárias atrás no placar.
Ainda assim, ampliaram com a lateral-direita Song Chun Sim (5) aos 10 minutos e Ri Hak (10) marcou seu hat-trick em grande estilo, com uma finalização do meio campo aproveitando que a goleira taiwanesa estava adiantada, fechando a conta aos 19 minutos.
Após isso, a seleção norte-coreana ainda chegou com perigo ao campo ofensivo, mas sem fazer muito esforço para aumentar a goleada, ao mesmo tempo em que a seleção adversária foi incapaz de mostrar qualquer tipo de reação.
Com o apito final, a RPDC foi campeã de forma invicta da competição preliminar, tendo marcado 52 gols e não sofrido nenhum em cinco partidas. E, com isso, garantiu sua vaga na fase final da Copa do Leste Asiático, que será disputada na Coreia do Sul em 2024.
Destaque para o desempenho exemplar de Ri Hak (10) que marcou três gols, deu uma assistência e foi magistral na armação no meio-campo.
Apesar do hat-trick da camisa 10, quem ficou com a artilharia da competição foi a meio-campista Ri Su Jong (8), que nem sequer foi relacionada para a final, com 6 gols marcados.
Jogaram: 21-Pak Ju Mi, 5-Sim Song Chun, 3-Ri Kum Hyang, 9-Ju Hyo Sim, 15-Ri Jong Gum, 6-Myong Yu Jong, 13-Kim Chung Mi, 10-Ri Hak (19-Kim Jong Sim 69"), 12-Choe Kum Ok, 7-Sung Hyang Sim e 17-Kim Kyong Yong.
Gols: https://abre.ai/hzqE