sexta-feira, 6 de outubro de 2023

RPDC 🇰🇵 1-4 🇯🇵 Japão


Nesta sexta-feira (6), na final do futebol feminino dos Jogos Asiáticos de Hangzhou, China, a seleção norte-coreana foi derrotada pelo Japão e ficou com a medalha de prata em jogo marcado por falhas da goleira norte-coreana.

Sendo precisamente o embate entre as equipes mais qualificadas tecnicamente, ademais de um confronto entre as que obtiveram melhor desempenho, RPDC x Japão gerou grandes expectativas de um embate equilibrado e de um bom futebol. 

Embora o placar possa transmitir a ideia de uma superioridade considerável da parte japonesa, o desempenho das equipes durante os 90 minutos mostrou que a RPDC não está muito atrás do Japão, embora que tenha ficado fora das competições internacionais durante todo o período da pandemia da COVID-19.

Sem mudanças em sua composição ou esquema tático, a seleção coreana começou melhor no jogo, criando três oportunidades com menos de 10 minutos de jogo.

As comandadas de Ri Yu Il jogavam com uma linha avançada, tentando amassar a seleção japonesa. E, não tendo conseguido aproveitar as oportunidades que teve, tomou o primeiro gol na primeira chegada do Japão ao ataque, com Yamamoto (7) dando belo lançamento para Nakashima (11) chegar antes da goleira coreana e abrir o placar.

Embora atrás do marcador, a RPDC não se abateu e continuou com sua proposta ofensiva, enquanto o Japão tentava explorar os lançamentos se aproveitando da linha avançada das coreanas.

Com uma defesa bem postada dentro da área, as famosas tabelas da RPDC e mesmo as jogadas pelos lados do campo foram neutralizadas na maioria das vezes pelas japonesas. A solução era finalizar de fora da área, o que a RPDC fez, por exemplo, com Hong Song Ok (14) aos 21 minutos, levando muito perigo.

Porém, o gol de empate só sairia aos 38 minutos quando Wi Jong Sim (15) entrou na área pelo lado esquerdo e tocou para a artilheira Kim Kyong Yong (17) deixar tudo igual.

Depois do empate, o jogo ficou ainda mais animado, com as duas equipes chegando com perigo ao ataque. A Coreia, agora tendo espaço para contra-atacar, apostava na velocidade e técnica de Sung Hyang Sim (7), que entrou aos 18 minutos no lugar de An Myong Song (11) que saiu machucada. Porém, o placar do primeiro tempo se manteve.

No intervalo, o treinador japonês fez algumas mudanças ofensivas em sua equipe que surtiram efeito, deixando o jogo bastante animado. Entretanto, ainda era a RPDC quem chegava com mais frequência no campo ofensivo.

E foi justamente a atacante Osawa, que entrou no intervalo, que cabeceou para o fundo das redes aos 20 minutos, após falha do sistema defensivo coreano.

O jogo prosseguiu movimentado nos minutos seguintes, levando a crer que só seria decidido no final. Porém, em chute defensável no meio do gol, Tanikawa marcou o terceiro para a seleção japonesa em falha vergonhosa da goleira Kim Un Hui (1) que ainda facilitaria a vida de Chiba que marcaria o quarto gol pouco depois em contra-ataque. Assim, antes dos 30 minutos o jogo já estava decidido a favor do Japão.

A Coreia até tentou, tendo várias substituições promovidas para dar mais fôlego à equipe, mas pouco incomodou a goleira japonesa. 

Com isso, a RPDC viu frustrado seu sonho da medalha de ouro ante as rivais japonesas e leva a medalha de prata para casa. Em premiação individual, a atacante Kim Kyong Yong levou o prêmio de artilheira da competição, com 12 gols marcados em 5 jogos.

Mais cedo, a China goleou o Uzbequistão por 7-0 e conquistou a medalha de bronze.

Agora a RPDC volta sua atenção para as eliminatórias asiáticas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que já serão iniciadas no final de outubro. No grupo B, a RPDC enfrentará China, Coreia do Sul e Tailândia em 26 e 28 de outubro e 1 de novembro, respectivamente, sendo todas as partidas do grupos disputadas na cidade de Xiamen, na China.

Equipe inicial: 1-Kim Un Hui, 2-Ri Myong Kum, 3-Ri Kum Hyang, 20-Ri Hye Gyong, 15-Wi Jong Sim, 6-Myong Yu Jong, 10-Ri Hak, 14-Hong Song Ok, 12-Choe Kum Ok, 11-An Myong Song e 17-Kim Kyong Yong.

Reservas: 18- Yu Son Gum, 21-Pak Ju Mi, 4-Pong Song Ae, 5-Pak Sin Jong, 16-Son Ok Ju, 19-Ri Pom Hyang, 8-Ri Su Jong, 9-Ju Hyo Sim, 13- Kim Chung Mi, 22- Kim Hye Yong e 7-Sung Hyang Sim

Gols: https://abre.ai/gV4p

Nenhum comentário:

Postar um comentário