domingo, 17 de março de 2024

RPDC 🇰🇵 2-1 🇯🇵 Japão


No sábado (16), a RPDC conquistou seu segundo título da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20 ao bater de virada a seleção japonesa por 2 a 1.

As Azaleias Orientais, que já haviam derrotado as japonesas na fase de grupos, se vingaram da final da edição de 2019, quando haviam sido derrotadas pelo mesmo placar pelas japonesas.

O jogo começou bastante equilibrado, com ambas equipes criando oportunidades de perigo no campo ofensivo nos primeiros minutos de jogo. Porém, aos 20 minutos, em falha da goleira Chae Un Gyong (21), o Japão abriu o placar com Ai Tsujisawa.

Após sofrer o gol, a seleção norte-coreana visivelmente sentiu e começou a ter dificuldades de ficar com a bola e até de passar do meio-campo. Percebendo o impacto que o gol causou na equipe adversária, a seleção japonesa adiantou sua marcação para dificultar a saída de jogo da RPDC e assim manteve o controle da partida por pelo menos 15 minutos.

Apesar da situação adversa, a seleção norte-coreana conseguiu nos minutos finais da primeira etapa se reorganizar e, aos 44 minutos, alcançou o empate com Jon Ryong Jong (13) cabeceando forte para o fundo das redes após belo cruzamento pela direita de Chae Un Yong (20).

Com o empate no placar, as Azaleias Orientais voltaram mais confiantes e equilibradas psicologicamente para os 45 minutos finais e em pouco tempo já tomaram controle do jogo, sendo a equipe que chegava com mais perigo ao campo ofensivo e impunha maior pressão sobre a defesa adversária. Todavia, faltava acertar na hora da conclusão.

Diferente de outras partidas, o técnico Ri Song Ho deixou suas substituições para a parte final do jogo. Colocou Choe Kang Ryon (12) e Jong Kum (7) nos lugares de Kim Song Ok (22) e Pak Mi Ryong (10), respectivamente, a fim de dar mais fôlego e força ofensiva à equipe, o que se mostrou um grande acerto.

Com o jogo se aproximando do fim e o placar empatado, um lance exitoso poderia resultar no título. E foi assim que aconteceu. Aos 41 minutos, a atacante Jong Kum (7) fez bela jogada pela direita e cruzou para Ryong Jong (13) marcar de cabeça o gol do título.

Em desvantagem, dessa vez foi a seleção japonesa que sentiu o baque. O Japão até tentou se mandar mais ao ataque nos minutos restantes, com a contribuição de exagerados 6 minutos de acréscimos, mas parou na sólida defesa norte-coreana.

Com o apito final da árbitra, a RPDC sagrou-se bicampeã da Copa da Ásia de futebol feminino sub-20, tendo vencido pela primeira vez em 2007.

Ademais, a capitã Chae Un Yong (20), além de levantar o troféu, também conquistou o prêmio de melhor jogadora da competição, enquanto Chae Un Gyong (21), que na primeira partida da competição era terceira goleira, conquistou o prêmio de melhor goleira.

O prêmio de artilheira ficou com o japonesa Maya Hijikata, com 4 gols.

Na disputa do terceiro lugar, realizada mais cedo, a Austrália venceu a Coreia do Sul pelo placar mínimo.

Jogaram: 21-Chae Un Gyong, 6-Kim Kang Mi, 5-O Sol Song, 3-Han Hong Ryon, 14-Hwang Yu Yong, 9-Kim Song Gyong, 22-Kim Song Ok (12-Choe Kang Ryon 80"), 20-Choe Un Yong (C), 13-Jon Ryong Jong, 15-Choe Il Son e 10-Pak Mi Ryong (7-Jong Kum 82")

Gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário