quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Atlético Sorocaba e a Coreia do Norte



O Clube Atlético Sorocaba é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de Sorocaba, fundada em 21 de fevereiro de 1991. Nos anos 2000 foi adquirida pela Igreja da Unificação do Reverendo Moon, um religioso que teve boas relações com o governo norte coreano e que lutou pela causa da reunificação da Coreia.

O modesto clube que historicamente figurou entre as divisões inferiores do campeonato paulista, e que teve como maior vitória a participação na Serie C do Campeonato Brasileiro, ganhou os holofotes da mídia brasileira - que adora dar palpites sobre a Coreia do Norte - e também chamou a atenção do mundo por disputar partidas em solo norte coreano, e depois, é claro, serviu como forma de propagandear contra o governo norte coreano, o que não é grande novidade.

A primeira partida da equipe do interior do estado de São Paulo foi disputada em 5 de novembro de 2009, como um "amistoso preparatório" para a seleção norte coreana que em junho havia garantido sua vaga na Copa do Mundo de 2010 a ser disputada na África do Sul.




O palco da partida foi o histórico e grandioso Estádio Kim Il Sung que esteve com capacidade máxima de 80.000 pessoas naquele dia. Fora do estádio, relata-se que havia mais 30.000 pessoas acompanhando nos telões e ouvindo as reações de dentro do estádio.

Tal procura para um jogo amistoso contra um time super modesto do Brasil pareceu ao olhar ocidental algo estranho e foi achada a "razão" para tal, formulando a hipótese de que o Atlético Sorocaba estava jogando como a seleção brasileira e os norte coreanos estavam ansiosos para ver a seleção 5 vezes campeã do mundo. Essa hipótese tem seus fundamentos, mas uma pesquisa mais minuciosa revela que a má fé está sempre a frente.



O placar do estádio mostrava "BRA", a equipe brasileira jogava de amarelo (cor principal do clube) e além de tudo, na transmissão da KCTV (sigla em inglês para Central Coreana de Televisão) mostrava de um lado da bandeira da RPDC escrito 《조선》 (Choson, Coreia em chosongul) e do outro a bandeira do Brasil, escrito ao lado 《브라질》 (Brasil, em coreano).


Porém ninguém reparou que no início da transmissão a equipe brasileira é retratada como 《아틀레티코 소로 카바-(브라질]》 (Atlético Sorocaba - Brasil, em coreano), como podemos ver na imagem abaixo.

Eu estaria desvendando um mistério, ou defendendo um lado, mas como eu prezo pela verdade, digo que a imagem acima está com adição de texto na parte inferior. A parte de cima é a mostrada pela KCTV, anunciando a partida, tudo normal, mas a parte inferior foi editada pela mídia sul coreana.

Como sei disso? Bom, primeiramente porque de onde retirei a imagem é de um site sul coreano que apagou o logo da KCTV e acrescentou outro que não sei dizer qual é, mas podemos ver ao lado esquerdo da parte inferior escrito 《북한》(Bughan) que quer dizer "Coreia do Norte" e tal palavra só é falada na Coreia do Sul. Basta lembrar como mostrei acima o nome 《조선》 (Choson) para se referir à Coreia no dialeto norte coreano.

Mas, apesar disso, podemos ouvir o narrador da partida falar "ateulletiko solokaba" no vídeo a qual me referi: http://news.sbs.co.kr/news/endPage.do?news_id=N1000666992

O vídeo do jogo completo tanto desse como da outra partida estavam no antigo canal Valdas 199, excluído pelo youtube, sabe-se lá por qual motivo. Um novo canal chamado DPRK Sports agora faz o mesmo papel (é do mesmo dono) mas infelizmente o vídeo foi perdido.

Link do canal:https://goo.gl/ZXEEPM
Link de uma matéria citando o canal (bem ruinzinha mas "quebra o galho"): https://goo.gl/HMjAJp

Sobre a partida, não tenho a escalação, nem pesquisando bastante consegui achá-la mas sabe-se que jogou a base da seleção que jogou a Copa do Mundo de 2010. Sabe-se também que foi uma partida muito movimentada onde a Coreia fez bastante pressão mas o Sorocaba conseguiu segurar bem e também teve suas oportunidades. O placar 0-0 foi vergonhoso para a Coreia, sem dúvidas.


Segunda partida



Após o fracasso na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul a Coreia do Norte voltou a convidar o clube brasileiro para disputar amistoso contra a seleção nacional e segundo a mídia brasileira "deixaram de se referir ao clube como seleção brasileira" porque o "interesse do futebol parecia menor" após o fracasso. Bobagens à parte, o jogo de 25 de outubro de 2011 foi disputado em outro estádio, o Yanggakdo, que tem menor capacidade que o Estádio Kim Il Sung, e teve um belo público de 40.000 pessoas.


Do lado brasileiro jogaram: Carlos Carioca; Jamesson (Leandro Silva), André Silva, Celso, Marcão e Assis; Fábio Baiano, Sandro e Leandro Diniz (Danilo); Adriano e Luan (Diego Ratinho)

E do lado norte coreano (não temos a informação dos jogadores que entraram ao longo do jogo) jogaram: Ri Myong Guk, Pak Nam Chol, Ri Kwang Chon, Jang Song Hyok, Ri Pae Hun, Kim Song Gi, Ri Kwang Hyok, Ri Chol Myong,  Kim Yong Jun, Jong Il Gwan e An Chol Hyok.

A equipe norte coreana que era mista, afinal a equipe estava disputando Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, contava com alguns dos que foram "fuzilados" ou enviados para "campos de prisioneiros" como Ri Myong Guk, Pak Nam Chol, Ri Kwang Chon, Ri Kwang Hyok, Ri Chol Myong, Kim Yong Jun e An Chol Hyok que estiveram na África do Sul em 2010. Sem contar outros jogadores que apareceram em jogos oficiais, mas isso não vem ao caso.

O jogo terminou 1-0 para a Coreia graças à um gol de pênalti, o autor não sabemos.

Ainda naquele ano, o Atlético Sorocaba disputou um amistoso com a equipe do Pothonggang e perdeu de 2-0.


Link dos gols da partida: https://goo.gl/nHteC6 (na descrição do vídeo você acha mais informações)

A última vez em Pyongyang - 2015

Em agosto de 2015 o Atlético Sorocaba mandou sua equipe sub 15 para disputar o campeonato amistoso Ari Sports Cup.

Grupos do campeonato :

Grupo a:April 25 (Coreia do Norte),Gyeonggi (Coreiado Sul),Kunming (China) e Atletico Sorocaba (Brasil)
Grupo b:Pyongyang City (Coreia do Norte),Bunyodkor (Uzbequistão),HNK Segesta (Croácia) e Gangwon (Coreiado Sul)


A equipe ficou na terceira colocação ao perder para o 25 de abril nas semifinais.

Link sobre o campeonato: https://goo.gl/6433cH

O clube está há um ano fora dos gramados (data atual: 02-11-2017) e não há grandes perspectivas que mesmo que retorne jogue novamente na Coreia do Norte, ao menos é o cenário atual nesse mundo onde política e futebol se misturam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário