Em atuação discreta, a RPDC derrota a Polônia pelo placar mínimo e conquista uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17.
Depois de uma partida quase perfeita contra a Inglaterra na quarta-feira (23) passada, a seleção norte-coreana apresentou um desempenho muito abaixo do esperado. Cometendo falhas defensivas, realizando mais faltas do que o habitual, errando muitos passes e tendo dificuldades na tomada de decisão, além de demonstrar pouca criatividade ofensiva, a equipe teve que se esforçar em dobro para conquistar uma vitória suada sobre a estreante seleção polonesa.
Embora o técnico Song Sung Gwon tenha escalado praticamente as mesmas jogadoras que enfrentaram a Inglaterra, com apenas o retorno de Choe Yon A (13) no lugar de Ro Un Hyang (19), e a tática de jogo tenha sido semelhante, na prática, a RPDC teve um desempenho muito inferior. A equipe enfrentou dificuldades em realizar suas jogadas de passes longos contra um adversário que contava com três zagueiras e duas laterais. Até mesmo as jogadas pelas pontas não se mostraram tão letais.
Sem conseguir assumir o controle da partida, como costuma fazer, a RPDC permitiu que a Polônia igualasse o jogo na disputa física e explorasse a deficiência na recomposição defensiva coreana, já que a seleção do leste asiático atuava com uma linha alta. Nesse sentido, se não fosse a zagueira Ri Kuk Hyang (17) arriscar um carrinho dentro da área, a Polônia poderia ter aberto o placar.
O alento veio pouco depois, aos 14 minutos, quando as pequenas Azaleias Orientais abriram o placar com Choe Rim Jong (11), após uma bela jogada de Jon Il Chong (7) — a jogadora mais participativa da equipe na partida — pelo lado esquerdo.
Porém, a vantagem no marcador não melhorou o desempenho das norte-coreanas nem abalou a seleção polonesa. O jogo continuou em aberto e, logo em seguida, a zagueira e capitã Kuk Hyang (17) cometeu falta e recebeu cartão amarelo, ficando não apenas pendurada para o resto da partida, mas também suspensa para o próximo jogo.
A Polônia chegou com perigo em três oportunidades, sendo a última uma chance clara em que a jogadora europeia, para a sorte da RPDC, desperdiçou um lance evidente dentro da pequena área.
A atuação da equipe incomodou bastante o treinador, que fez duas substituições logo na parte final do primeiro tempo: tirou Choe Il Son (15) — que fazia uma partida nula — para a entrada de Ho Kyong (10) e Choe Yon A (13) — que estava falhando muito na marcação — para a entrada de Ro Un Hyang (19).
No segundo tempo, a RPDC voltou um pouco melhor e prendeu a Polônia em seu campo de defesa. No entanto, sem muita criatividade ofensiva, a equipe contou com jogadas em velocidade de Il Chong (7) e Rim Jong (11), além das finalizações de Ho Kyong (10), para tentar marcar o segundo gol. Porém, a maioria das finalizações não exigiu trabalho da goleira polonesa.
Por outro lado, a disputa física continuava e a seleção norte-coreana seguia cometendo faltas, resultando na aplicação de mais alguns cartões amarelos. Enquanto isso, a seleção polonesa tentava voltar a frequentar o campo ofensivo, mas falhava em suas tentativas.
No final da partida, com as adversárias precisando arriscar para evitar a eliminação e somado ao cansaço das defensoras polonesas, as norte-coreanas tiveram mais espaço e conseguiram criar chances mais claras de gol. Destaca-se a oportunidade perdida por Il Chong (7) dentro da pequena área aos 42 minutos.
A Polônia ainda conseguiu chegar com certo perigo já nos acréscimos, mas a defesa norte-coreana soube neutralizar a situação e garantir uma vitória suada, que assegurou a classificação para as semifinais
O adversário nas semifinais, que acontecerá na próxima quarta-feira (30), será os Estados Unidos, que venceram a Nigéria por 2 a 0 em uma partida realizada mais cedo.
Com o gol marcado diante da Polônia, Choe Rim Jong (11) chegou a 4 gols na competição, empatando na artilharia com a nigeriana Shakirat Moshood.
Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 16-Ri Pom, 17-Ri Kuk Hyang (C), 14-Pak Il Sim, 13-Choe Yon A (19-Ro Un Hyang 45"+7"), 8-Ro Ryu Gyong, 7-Jon Il Chong (4-Son Jo Ye 90"+1"), 11-Choe Rim Jong, 15-Choe Il Son (10-Ho Kyong 42") e 12-Kang Ryu Mi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário