terça-feira, 12 de novembro de 2024

História da Copa do Mundo

Conhecimentos gerais internacionais

(1)

A Copa do Mundo é o principal palco de competições de futebol organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), atraindo a atenção e os olhares de todo o mundo.

Neste palco de competição, não apenas se desenrolam cenas incríveis que cativam os corações dos fãs de futebol e especialistas, mas também as características e tendências do desenvolvimento do futebol mundial são refletidas de forma concentrada, permitindo vislumbrar um futuro mais brilhante para o futebol.

O futebol, que surgiu como um jogo de chutar uma bola há centenas de anos, se espalhou e se tornou popular em vários países, seguindo um caminho de desenvolvimento constante.

À medida que o futebol se espalhou amplamente e se desenvolveu rapidamente, tornou-se urgente a criação de uma organização de futebol para unificar as regras do jogo e liderar o desenvolvimento das técnicas de futebol em uma escala global.

Em 21 de maio de 1904, representantes das federações de futebol de sete países – França, Bélgica, Espanha, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Suíça – se reuniram em Paris, França, e fundaram a FIFA, uma organização global.

O futebol tornou-se um esporte oficial nos Jogos Olímpicos a partir dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1908. No entanto, como apenas jogadores amadores (entusiastas) podiam participar das competições de futebol olímpicas, os jogadores profissionais ficaram excluídos. Isso gerou a necessidade de organizar uma competição em que todos os jogadores, sejam profissionais ou amadores, pudessem participar.

Em 1928, a FIFA convocou uma assembleia geral em Amsterdã, Países Baixos, e, seguindo a proposta do então presidente da federação, o francês Jules Rimet, decidiu organizar a Copa do Mundo de Futebol a cada quatro anos, entre os Jogos Olímpicos. Jules Rimet, na véspera da primeira Copa do Mundo, doou um troféu de ouro maciço, com 30 cm de altura e 4 kg de peso. O troféu, que retrata uma mulher levantando com as duas mãos uma taça octagonal acima da cabeça, foi nomeado "Copa do Mundo".

Após a morte de Jules Rimet, o criador da Copa do Mundo, em 1956, a assembleia da FIFA reconheceu sua grande contribuição para o desenvolvimento do futebol mundial e decidiu homenageá-lo, renomeando o troféu para "Copa Jules Rimet".

Após o Brasil conquistar o título em três edições da Copa do Mundo, nas edições nº 6, nº 7 e nº 9, o país passou a ser o proprietário permanente da taça em 1970. Posteriormente, a FIFA criou um novo troféu, que representa dois atletas segurando o globo terrestre com as duas mãos, e decidiu que esse novo troféu seria entregue à equipe vencedora. O troféu, feito de ouro maciço, tem 36 cm de altura e pesa cerca de 5 kg. No fundo da taça, os nomes dos países vencedores estão gravados em letras latinas.

A  FIFA passou a chamar esse troféu de "Copa do Mundo da FIFA" e determinou que ele seria propriedade perpétua da federação. Para a equipe vencedora, seria entregue uma réplica banhada a ouro.

A partir desse momento, o nome do torneio foi alterado para "Copa do Mundo da FIFA", sendo comumente chamado de Copa do Mundo (Masculina) ou Copa do Mundo de Futebol Feminino.

(2)

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930 no Uruguai, com a participação de 13 equipes. Em 1942 e 1946, o torneio não pôde ser realizado devido à Segunda Guerra Mundial.

A partir da 12ª Copa do Mundo, realizada na Espanha em 1982, o número de equipes participantes aumentou de 16 para 24. A partir da 16ª Copa do Mundo, realizada na França em 1998, o número de equipes aumentou para 32. A partir da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos países da América do Norte, 48 equipes participarão.

A FIFA decidiu organizar a Copa do Mundo sub-20 e a Copa do Mundo sub-17 a cada dois anos, com o objetivo de desenvolver o número de futuros talentos do futebol.

A Copa do Mundo sub-20 começou em 1977.

A Copa do Mundo sub-17 começou em 1985. Até 1989, era disputada com jogadores de até 16 anos. Desde 1991, é disputada com jogadores de até 17 anos.

De 2025 a 2029, a Copa do Mundo sub-17 será realizada anualmente no Catar.

A FIFA reconheceu o futebol feminino como uma modalidade oficial a partir da década de 1970. Desde então, o futebol feminino começou a se desenvolver ativamente em nível internacional. Na década de 1980, um ambiente internacional favorável foi criado para a organização da Copa do Mundo de futebol feminino.

A FIFA organizou em junho de 1988, na cidade de Guangzhou, na China, um torneio internacional de futebol feminino com a participação de 12 equipes.

No mês seguinte, o Comitê Executivo da FIFA decidiu organizar a Copa do Mundo de futebol feminino. Assim, em 1991, foi realizada na China a primeira Copa do Mundo de futebol feminino, atraindo grande atenção do público.

Em 2027, a Copa do Mundo de futebol feminino será realizada no Brasil.

A Copa do Mundo de futebol feminino sub-20 teve seu primeiro torneio em 2002, com jogadores de até 19 anos. Desde 2006, o torneio é disputado com jogadoras de até 20 anos.

A próxima Copa do Mundo de futebol feminino sub-20 será realizada na Polônia em 2026.

A Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 começou em 2008. De 2025 a 2029, a Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 será realizada anualmente no Marrocos.

Durante o processo do torneio, muitas jogadoras talentosas se destacaram.

No nosso país, a jogadora Kim Un Hwa recebeu a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de futebol feminino sub-20 de 2012, e a jogadora Choe Il Son recebeu tanto a Chuteira de Ouro quanto a Bola de Ouro no torneio realizado este ano.

A jogadora Ri Un Sim recebeu a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 de 2012, e a jogadora Jon Il Chong recebeu a Bola de Ouro no torneio realizado este ano.

A Copa do Mundo tem se tornado um evento importante que impulsiona significativamente o desenvolvimento do futebol mundial.

Artigos publicados pelo diário Rodong Sinmun nos dias 10 e 12 de novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário