segunda-feira, 4 de novembro de 2024

RPDC 🇰🇵 1-1 🇪🇸 Espanha (4-3 nos pênaltis)


No domingo (03), em Santo Domingo, a RPDC fez um jogo disputadíssimo contra a forte seleção da Espanha e conquistou seu tricampeonato da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17 em uma emocionante disputa de pênaltis.

Depois de toda uma trajetória marcada pelo domínio técnico e tático da partida e vantagem no marcador, as pequenas Azaleias Orientais tiveram que lidar com o cenário adverso de ficar em desvantagem no placar e enfrentar a pressão. Foi um verdadeiro teste de resistência, e elas passaram.

O jogo mal havia começado e a Espanha já teve uma oportunidade clara de abrir o placar. Aos 2 minutos, após uma falha na marcação, a atacante Celia Segura ficou cara a cara com a goleira norte-coreana, Pak Ju Gyong (1), que, com muita agilidade e técnica, fez uma defesa salvadora.

Depois do susto, o jogo se tornou mais estudado, com poucas chances claras de gol. A Espanha buscava manter mais a posse da bola em seu campo, esperando o avanço da marcação norte-coreana para explorar lançamentos em velocidade. No entanto, encontrou, em muitos momentos, dificuldades na saída de bola, entregando a posse à equipe norte-coreana.

O jogo ganhou mais emoção apenas nos minutos finais da primeira etapa, quando a Espanha se arriscou mais e criou boas oportunidades de gol. No entanto, a meta da equipe asiática estava bem protegida por Ju Gyong (1).

Se a parte final do primeiro tempo foi complicada para a seleção norte-coreana, foi a seleção espanhola que sofreu no início da segunda etapa. Com intensa pressão ofensiva e explorando principalmente as jogadas pelos lados de campo, a RPDC deu bastante trabalho e quase abriu o placar com Ro Un Hyang (19) aos 9 minutos. Vale ressaltar também o pênalti não marcado para a RPDC, que ocorreu com menos de um minuto de jogo na segunda etapa.

Porém, após essa pressão inicial coreana, a Espanha foi aos poucos voltando ao jogo e, aos 16 minutos, após falha defensiva, Segura abriu o placar para a seleção europeia.

Todavia, a equipe asiática não se abalou e, pouco depois, aos 19 minutos, aproveitando-se de uma desatenção defensiva adversária, chegou ao gol do empate com Jon Il Chong (7).

Depois disso, o jogo ficou muito em aberto, com ambas as equipes criando boas oportunidades e se revezando no controle da partida. A RPDC teve chances com Il Chong (7) e Kang Ryu Mi (12), enquanto a Espanha teve uma oportunidade claríssima aos 29 minutos, com Cerrato, mas Ju Gyong (1) fez mais uma defesa milagrosa.

Após minutos finais de pura emoção, em que qualquer um dos lados poderia ter marcado e garantido a vitória, a árbitra apitou e encerrou o tempo regulamentar, deixando a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças de pênalti, em que a Espanha começou batendo, Pak Ju Gyong (1) defendeu a cobrança de Ashley Santiago. Ri Kuk Hyang (17), Ro Un Hyang (19) e Jon Il Chong (7) converteram suas penalidades, enquanto Pau Comendador, estrela da seleção espanhola, acertou a trave. Kang Ryu Mi (12) marcou o pênalti decisivo que garantiu o título da RPDC.

Apesar da atuação excepcional de Pak Ju Gyong (1) na final e seu desempenho impecável durante toda a competição, a "luva de ouro" foi concedida à goleira estadunidense. Por outro lado, Jon Il Chong (7) ganhou o prêmio de melhor jogadora da competição

Com o título, a RPDC, que voltou a conquistar este torneio após 8 anos (2016), tornou-se tricampeã, sendo o país com mais títulos na competição. Além disso, evitou o tricampeonato consecutivo das espanholas, que venceram em 2018 e 2022, e que, curiosamente, haviam eliminado as norte-coreanas nas penalidades após um empate de 1 a 1 nas quartas de final da edição de 2018.

Foi também a coroação do trabalho do treinador Song Sung Gwon, que comanda a seleção sub-17 (anteriormente sub-16 para a Copa da Ásia da categoria) desde 2017, após a saída de Sin Jong Bok, treinador campeão da Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-17 de 2016.

Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 16-Ri Pom, 17-Ri Kuk Hyang (C), 14-Pak Il Sim, 19-Ro Un Hyang, 8-So Ryu Gyong (13-Choe Yon A 60"; 3-Jong Pok Yong 90"+3"), 7-Jon Il Chong, 11-Choe Rim Jong, 15 Choe Il Son (10-Ho Kyong 44")  e 12-Kang Ryu Mi.

Melhores momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário