quinta-feira, 14 de novembro de 2024

RPDC 🇰🇵 2-3 🇮🇷 Irã


Na quinta rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026, a RPDC sofreu mais uma dura derrota, que a deixa ainda mais distante do sonho da classificação.

Após uma derrota vexatória diante do Quirguistão na rodada passada, a seleção norte-coreana enfrentava a difícil tarefa de vencer o Irã, uma potência asiática, líder do grupo A e adversário contra o qual nunca havia vencido na história.

Jogando como mandante mais uma vez no Laos, os comandados de Sin Yong Nam até tentaram resistir ao poderoso rival, mas logo desmoronaram devido a descuidos defensivos, que permitiram ao Irã aplicar um imponente 3 a 0 ainda na etapa inicial.

 RPDC até teve algumas oportunidades no primeiro tempo, com Han Kwang Song (10) fazendo o goleiro iraniano trabalhar, mas, com o passar do tempo, a bola ficou totalmente sob domínio da seleção iraniana, que passou a chegar com cada vez mais perigo. Assim, o Irã marcou o primeiro gol aos 29 minutos, com Ghayedi, em bela assistência de Taremi.

A seleção norte-coreana, falhando com frequência na marcação e deixando espaços — o que é fatal diante de uma equipe poderosa — não conseguiu reagir bem ao gol sofrido e acabou levando mais dois gols, aos 41 e 45 minutos, ambos marcados por Mohebbi.

Parecia que o jogo já estava decidido. Talvez uma goleada ainda maior estivesse por vir. Ou será que o Irã tiraria o pé e se pouparia para a próxima rodada? Esse pensamento foi reforçado ainda mais pelo fato de o treinador norte-coreano não ter promovido nenhuma mudança na equipe.

Porém, o futebol mais uma vez provou que um lance pode mudar o contexto da partida. Logo aos 6 minutos, Shojae Khalilzadeh foi expulso por cometer falta em Ri Jo Guk (9), na condição de último homem.

Em vantagem numérica, a seleção norte-coreana passou a dominar a posse de bola e a chegar com mais perigo ao campo ofensivo. Por outro lado, o Irã já não conseguia mais levar perigo e raramente conseguia encaixar um contra-ataque.

Em vantagem numérica, a seleção norte-coreana passou a dominar a posse de bola e a chegar com mais perigo ao campo ofensivo. Por outro lado, o Irã já não conseguia mais levar perigo e raramente conseguia encaixar um contra-ataque.

Esse ânimo poderia ter sido dissipado logo depois, mas Kang Ju Hyok (1) defendeu a cobrança de pênalti de Taremi, permitindo que os norte-coreanos lutassem até o fim pelo empate.

Ri Jo Guk (9) perdeu duas grandes oportunidades dentro da área - uma acertou o travessão - e Pak Kwang Hun (22), que entrou no segundo tempo, também perdeu uma excelente chance já nos minutos finais.

Sin Yong Nam colocou até o defensor Jong Kum Song (23) como centroavante e promoveu a entrada de Jong Il Gwan (11), enquanto a equipe apostava em bolas lançadas para a área, mas não conseguiu o empate.

Com o resultado, a RPDC, além de permanecer na última colocação do grupo A por mais uma rodada, vê também desaparecer a possibilidade de classificação direta, restando-lhe apenas uma pequena chance de garantir uma vaga na quarta rodada, que é concedida aos terceiros e quartos colocados do grupo.

O próximo compromisso, pela sexta rodada, será contra o Uzbequistão, novamente no Estádio Nacional do Laos, na terça-feira (19).

Nos outros jogos do grupo, o Catar venceu o Uzbequistão por 3 a 2, enquanto os Emirados Árabes Unidos derrotaram o Quirguistão por 3 a 0.

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 14-Choe Ok Chol, 3-Jang Kuk Chol (C), 16-Kim Yu Song, 4-Kim Pom Hyok, 6-Kye Tam (15-Ri Un Chol 68") 17-Kang Kuk Chol, 12-Choe Ju Song (22-Pak Kwang Hun 68"), 20-Paek Chung Song, 10-Han Kwang Song (11-Jong Il Gwan 73") e 9-Ri Jo Guk (23-Jong Kum Song 90")

Melhores momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário