domingo, 4 de março de 2018

Primeira equipe de futebol feminino na Coreia



Até o início dos anos 80, era inconcebível para a maioria esmagadora das pessoas na RPDC que as mulheres pudessem jogar futebol.

Não obstante a concepção, por conta da vontade das professoras de educação física e das meninas que se interessavam pelo futebol, foi implementada a política do Partido do Trabalho da Coreia e do governo da RPDC para desenvolver o futebol feminino. Graças aos esforços do governo e das mulheres, foram organizadas muitas equipes femininas em um curto espaço de tempo, seguido da organização da primeira equipe nacional (seleção) de futebol feminino em novembro de Juche 76 (1987).

Entre as jogadoras que fizeram sua estreia na seleção nacional, estavam Rim Sun Bong e Ri Hong Sil, que tinham constituições adequadas para jogar futebol, com físicos robustos, habilidade notável e alta velocidade natural e Kim Kum Sil, que deixou o país para ir ao exterior tornar-se uma jogadora de futebol apesar de uma forte oposição de seus próprios pais.

Embora tivessem características diferentes no campo de futebol, elas eram unânimes em sua consciência de que eram as primeiras mulheres futebolistas que traziam honra ao país. Com esse alto senso de responsabilidade, elas fizeram esforços patrióticos e laboriosos para lançar uma nova trilha para o futebol feminino no país e desenvolvê-lo para o nível mundial.



O time de futebol feminino coreano ganhou o primeiro lugar em um campeonato europeu realizado na antiga Tchecoslováquia em agosto de Juche 78 (1989). Também venceu a equipe de excelentes jogadores escolhidos nas quatro equipes participantes, todos por 4-0, surpreendendo os espectadores.

Em Juche 79 (1990), apenas após três anos de sua organização, a equipe nacional da RPDC alcançou um incrível sucesso de emergir como uma das três equipas mais fortes na Ásia nos 11º Jogos Asiáticos e ganhou o segundo lugar no quinto torneio internacional de futebol feminino realizado em Varna em Juche 81 (1992). Não contentando-se com isso, a equipe feminina fez esforços árduos, até que terminou em segundo lugar no nono campeonato de futebol feminino asiático em Juche 82 (1993) e entrou na terceira Copa do Mundo Feminina em Juche 88 (1999).

As jogadoras de futebol feminino da primeira equipe nacional alcançaram ótimos sucessos em mais de uma década após sua estréia, acrescentando glória ao país.

Durante esses dias, a equipe produziu muitos estrelas do futebol. Kim Sun Hui jogou como defensora da equipe feminina de futebolistas estrelas do mundo e foi indicada como uma das cinco melhores futebolistas do mundo. Kim Kum Sil marcou 92 gols em mais de 80 jogos internacionais e, portanto, tornou-se popular como a "revelação da Ásia", e Ri Hong Sil, que jogava como atacante, era também muito famosa por seu espetacular poder de ataque.

Em alta apreciação aos serviços meritórios das mulheres futebolistas que dedicaram sua preciosa juventude ao desenvolvimento do futebol feminino do país e trouxeram honra ao país, o Estado concedeu a elas muitos títulos como o de Atleta de Mérito.

Atualmente, as mulheres futebolistas da primeira equipe nacional estão se dedicando ao desenvolvimento dos esportes do país, trabalhando como professoras, treinadoras e funcionárias do setor esportivo para treinar futuras mulheres futebolistas. Ri Hong Sil atuou como árbitra internacional e Kim Sun Hui trabalhou como árbitra internacional, membro do departamento e membro do comitê executivo da Confederação Asiática de Futebol.



Os atos beneméritos das primeiras mulheres futebolistas estão gravados para sempre na história do futebol nacional, juntamente com o desenvolvimento do futebol feminino na RPDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário