sábado, 7 de outubro de 2017

Níger 1-0 RPDC


Derrota amarga e um passo para a eliminação!

RPDC 🇰🇵️ 0-1 🇳🇪️ Níger

Pela primeira rodada do grupo D da Copa da Ásia sub 17 a RPDC foi a campo fazer sua estreia e travar sua primeira batalha na complicada missão de se classificar em um grupo complicadíssimo, e mesmo com a disposição para enfrentar as adversidades que eram impostas em campo, falhou no que poderia fazer e viu escapar 3 pontos preciosos que dariam uma esperança maior de classificação.

A equipe comandada por Kim Yong Su, que assumiu a responsabilidade de comandar a seleção sub 17 após a suspensão de Yun Jong Su, foi a campo em uma formação não tão diferente do que se foi apresentado durante a Copa da Ásia sub 16 de 2016 e variou entre o esquema 4-5-1 e 4-4-2 enquanto manteve uma postura cautelosa, não especificamente defensiva, mas esperando o adversário e sabendo esperar o momento certo para avançar ao mesmo tempo que buscava neutralizar os avanços contrários.

Jogaram: 1-Sin tae Song, 3-Kim Kyong Sok, 5-Sim Kwang Sok, 15- Cha Kwang, 6-Han Kyong Hun, 5-Kim Chung Jin, 4- Kye Tam, 19-Kwon Nam Hyok, 11-Kung Jin Song (12-Ri Kang Guk 34" - 10-Kim Pom Hyok 79"), 17- Yun Min e 7-Kim Hwi Hwang (20-Paek Kwang Min 82")

A equipe sabia que esta partida deveria ser fundamental para os planos de classificação, ao menos entre os melhores terceiro colocados, e sabia que somente uma vitória era um resultado aceitável, contudo, o oponente também tinha o mesmo pensamento.

A Coreia sabia que teria do outro lado um adversário acessível porém não de um nível elevado que dificultasse demais o desempenho positivo por parte dos chollimas, mas visto em campo, deixando de lado a questão técnica e também tática e disposição, foi uma equipe de porte físico fortíssimo para uma seleção sub 17 que se assemelhava a seleções profissionais do continente africano contra uma equipe que não tinha nem de longe a mesma força e estatura para enfrentá-los a um nível próximo de igualdade, como também vimos um excesso de anti-jogo por parte da equipe africana, ou talvez um preparo físico horrível ao ponto que seus jogadores interromperam muito o jogo, sobretudo o segundo tempo após abrirem o placar.

A bola rolou e Níger tomou mais iniciativa, chegando mais ao ataque e tornando visível sua superioridade no que fora acima mencionado. A equipe comandada por Abbas Chamanian também tinha uma formação variante entre 4-5-1 e 4-4-2 mas era sempre mais ofensiva e criou sua primeira boa oportunidade aos 8 quando Ibrahim Boubacar finalizou para bela defesa do goleiro Sin Tae Song, mas os chollimas logo conseguiram uma escapada perigosa ao ataque, superando a força física do rival, com o habilidoso meia atacante, que horas de fato foi mais atacante, arriscando de fora da área com perigo apenas 2 minutos depois. As tentativas de fora da área que por sinal foi algo característico da seleção asiática na partida deste sábado.

Níger então seguiu com seus avanços onde preferia sempre os lados do campo, sobretudo o seu lado esquerdo, mas a Coreia mostrava uma ótima disciplina tática e marcava bem e começava aos poucos a achar seu caminho para o ataque onde mostrava-se sempre objetivo, as vezes até demais. Os coreanos trocavam passes em velocidade e não pensavam muito para finalizar as jogadas, chegando as vezes com perigo em contra ataque e os próprios ataques que se assemelhavam ao anterior. Assim a equipe mostrou-se ligada no jogo e teve bela oportunidade de abrir o marcador aos 12 quando Kim Hwi Hwang de cabeça obrigou o goleiro Khaled a fazer bela defesa e aos 18 Yun Min voltou a aparecer com destaque arriscando um chute de longa distância que acertou o travessão e por muito pouco não serviu de rebote para Kim Hwi Hwang marcar para os chollimas.

O jogo com o tempo foi ficando também um pouco pegado, com a equipe de Níger aproveitando-se do seu porte físico e chegando forte, recebendo apoio do árbitro que nada fazia, mas a Coreia em momento algum se amedrontou. O resultado lamentável foi a saída por contusão de Kim Jin Song e Rachid Alfari, duas peças importantes respectivamente para a RPDC e para Níger. No lugar de Jin Song o treinador norte coreano promoveu a entrada de Ri Kang Guk para manter uma característica de marcar e avançar em velocidade, contudo ele não cumpriria bem o esperado e sairia para a entrada de Kim Pom Hyok mais tarde.

Mas o resultado dos embates físicos também resultou em alguns momentos em faltas para os norte coreanos que aos 36 perderam uma excelente oportunidade quando após jogada ensaiada Kye Tam saiu livre dentro da área mas demorou para fazer a finalização e acabou perdendo a oportunidade.Nos minutos finais da etapa inicial a equipe africana aproveitou algumas bobeiras defensivas dos coreanos mas pararam em Sin Tae Song.

Na segunda etapa o jogo seguia em aberto e com ambas equipes mantendo postura não muito diferente, embora Níger tivesse um pouco mais avançada em suas linhas. Vimos Níger avançando e os marcadores se esforçando para pará-los e tentando já armar contra ataques e uma boa chance aos 4 com Salim dentro da área chutando sem muita força e pra fora, contudo, aos 14 o mesmo Salim Abdourahmane aproveitou a oportunidade para marcar após bobeira defensiva da RPDC onde Habibou Sofiane conseguiu avançar e se livrar dos marcadores e tocou para Salim dentro da área chutar colocado de perna esquerda.

O gol chamou a RPDC à avançar mas a resposta não foi momentânea e a equipe seguia ainda uma pouco cautelosa embora com o tempo fosse avançando suas linhas e tal postura como se esperava dava chances para o adversário contra atacar. Os chollimas tiveram boa oportunidade aos 21 com Kye Tam arriscando de fora da área mas sem a força necessária e também uma boa chance aos 28 com Kwon Nam Hyok que dentro da área obrigou o goleiro adversário a fazer bela defesa.

Contudo a equipe que já tinha que correr atrás do placar e superar a força física do adversário passou a ver cada vez mais jogadores nigerinos fazendo cera caindo a todo momento no gramado e solicitando atendimento médio o que esfriava o jogo e tirava minutos que o juiz não conseguiria acrescentar por completo, e isso acontecia normalmente após avanços dos coreanos ao ataque, uma tática suja e anti-futebol. Os nigerinos ainda tiveram a oportunidade de praticamente selar a vitória aos 35 quando Salim saiu cara a cara com Tae Song mas mandou pra fora. Então ainda viva no jogo a equipe chollima que contava já com Kim Pom Hyok, talismã da equipe no sub 16, e com Paek Kwang Min foi com tudo para os minutos finais. O árbitro ao menos colaborou com 7 minutos de acréscimos mas não descontou as novas quedas de jogadores do Níger durante esse tempo.Em bola parada a RPDC teve suas últimas oportunidades de igualar o marcador mas não conseguiu aproveitar e ainda teve uma falta desperdiçada de forma bizarra no fim que deixou o treinador coreano espantado.

Com o resultado a equipe se encontra junto à Espanha entre os que ficariam de fora de a fase de grupos terminasse hoje e terá que surpreender contra Brasil, próximo adversário no dia 10, e a Espanha, respectivamente o campeão da América do Sul e da Europa, o que é uma missão ainda mais difícil do que antes, mas não impossível.

Destaques: Sem dúvidas Yun Min foi quem mais se destacou na partida com suas chegadas com perigo ao ataque, sua boa visão de jogo e suas finalizações perigosas, mas há que se destacar também a atuação de Kwon Nam Hyok que foi muito participativo sobretudo no segundo tempo criando belas jogadas e chegando forte para concluir também.

Outro resultado do grupo: Brasil 🇧🇷️ 2-1 🇪🇸 Espanha

#ForçaChollimas

https://goo.gl/dHkoZ4

Nenhum comentário:

Postar um comentário