quarta-feira, 18 de setembro de 2024

RPDC 🇰🇵 1-0 🇺🇸 EUA


Pelas semifinais, a RPDC teve mais uma grande atuação e derrotou a poderosa seleção estadunidense, valendo-se da tática acertada de seu treinador, e continua sua jornada em busca do terceiro título na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20.

As pequenas Azaleias Orientais foram a campo no mesmo esquema 4-4-2, mas com os retornos de Kim Song Ok (17) e Sin Hyang (4) ao time titular.

Em um jogo bastante parelho tecnicamente, as norte-coreanas conseguiram se sobressair ao explorar o ponto fraco da seleção estadunidense e manter uma marcação forte, que dificultava o jogo ofensivo das adversárias, que, de fato, levaram perigo à meta norte-coreana em raras oportunidades.

O jogo começou bastante equilibrado, com ambas as equipes criando suas jogadas, mas sem conseguir acertar na hora da conclusão. A posse de bola também era equilibrada. Porém, com o passar do tempo, a seleção asiática passou a deixar a bola com as estadunidenses por mais tempo, a fim de explorar as bolas longas, já que a linha defensiva das adversárias era avançada e, do lado coreano, havia jogadoras velozes para aproveitar esses espaços.

Foi dessa maneira que as norte-coreanas atormentaram a defesa estadunidense em muitas oportunidades e obrigaram a goleira Teagan a fazer boas defesas. As finalizações de fora da área também fizeram parte do jogo coreano na partida de hoje e levaram muito perigo.

Mas o gol que deu a merecida vantagem à RPDC teve um toque diferente. Após uma bela troca de passes, Choe Il Son (15) recebeu com liberdade dentro da área e finalizou com precisão de perna esquerda, sem chances para a goleira, aos 22 minutos.

Apesar da vantagem no placar, a RPDC manteve a mesma postura ofensiva e chegou mais vezes com perigo ao ataque, mas sem conseguir balançar as redes.

Porém, na segunda etapa, a postura foi diferente. A RPDC, administrando a vantagem, mantinha mais a posse de bola e deixava o tempo passar, chamando os EUA para seu campo de defesa, a fim de tentar "matar" o jogo aproveitando os espaços.

Conforme o tempo passava, a seleção estadunidense, em desvantagem, tentava avançar suas linhas, sobretudo com as substituições promovidas por sua treinadora. No entanto, a Coreia conseguia neutralizar com muita categoria o ímpeto ofensivo das adversárias. 

As coisas começaram a ficar difíceis para o lado coreano após os 30 minutos, quando o gás da equipe começou a acabar e já não conseguia mais construir jogadas ofensivas ou contra-atacar, passando a se dedicar cada vez mais à defesa e a fazer o tempo passar. Ri Song Ho, desta vez, preferiu segurar as substituições para os minutos finais da partida.

Apesar disso, a defesa norte-coreana foi segura na maior parte do tempo e impediu vários ataques adversários. Além disso, quando foi preciso, a goleira Chae Un Gyong (21) fez boas defesas e garantiu a vitória.

Com o apito final, as pequenas Azaleias Orientais celebraram a classificação para a final, a quarta na história do país na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20. Das três finais disputadas, venceram duas, a última em 2016, na Papua Nova Guiné.

O adversário na final será o Japão, que a RPDC venceu na final da Copa da Ásia de Futebol Feminino Sub-20 em março deste ano. A partida será realizada no próximo domingo (22), no Estádio El Campín, em Bogotá. Caso vença, a RPDC se tornará o país com mais títulos na competição, igualando-se à Alemanha e aos Estados Unidos.

Além disso, com o gol de hoje, Choe Il Son chegou a 5 gols, empatando com a brasileira Vendito e a japonesa Maya Hijikata na artilharia da competição

Outro jogo das semifinais: Japão 2-0 Holanda

Jogaram: 21-Chae Un Gyong, 6-Kim Kang Mi, 5- Oh Sol Song, 3-Han Hong Ryon, 14-Hwang Yu Jong, 9-Kim Song Gyong, 17-Kim Song Ok (12-Choe Kang Ryon 90"+5"), 13-Jon Ryong Jong (7-Jong Kum 90"+1"), 20-Chae Un Yong (C), 4-Sin Hyang (10-Pak Mi Ryong 90"+2") e 15-Choe Il Son.

Melhores momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário