terça-feira, 10 de setembro de 2024

RPDC 🇰🇵 2-2 🇶🇦 Catar


Em um jogo emocionante e repleto de acontecimentos determinantes, a RPDC conquistou um empate heroico contra o Catar, em Vienciana, Laos, pela segunda rodada da terceira fase das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 2026.

A seleção Chollima precisou suar a camisa, já encharcada pela forte chuva, para superar os adversários de hoje: o Catar, o árbitro, a desvantagem numérica e a desvantagem no marcador. Com muita determinação, os norte-coreanos conseguiram tirar dois pontos das mãos do atual bicampeão da Copa da Ásia.

Os comandados de Sin Yong Nam foram a campo com a mesma formação tática da partida anterior contra o Uzbequistão, com apenas uma alteração: a entrada de Ri Jo Guk (9) no lugar de Kim Kuk Jin (8).

No início da partida, ambas as seleções chegaram com perigo ao campo ofensivo, indicando a tendência de um jogo aberto. No entanto, com o passar do tempo, os "visitantes" — se é que podemos considerá-los assim, já que a RPDC é obrigada a jogar em campo neutro — começaram a encontrar espaços na marcação norte-coreana e a explorar jogadas em velocidade para se destacar ofensivamente.

Mas foi a RPDC que abriu o marcador com Ri Il Song (15) acertando uma bela finalização de fora da área após receber passe de Han Kwang Song (10). Parecia que, em vantagem, a Coreia tentaria conter o ímpeto ofensivo do adversário, tentar corrigir suas fraquezas e seguir jogando de igual pra igual.

Porém, em escapada perigosa do Catar, o zagueiro Jang Kuk Chol (3) acabou cometendo pênalti ao deslocar Afif antes deste receber a bola. O árbitro prontamente marcou pênalti e, em seguida, marcou impedimento. Após ser comunicado pelo VAR sobre a inexistência do impedimento, marcou pênalti e expulsou o jogador norte-coreano, embora não tenha sido jogada de "último homem".

A decisão do árbitro gerou profunda revolta entre os jogadores e a comissão técnica norte-coreana, o que atrasou a cobrança da penalidade, além de abalar psicologicamente a equipe do Leste Asiático.

Na cobrança, Afif empatou. E, aproveitando-se da vantagem numérica e da desatenção dos coreanos, o Catar virou com Almoez Ali, aos 44 minutos.

Parecia que tudo estava perdido para a RPDC que, com um homem a menos, em desvantagem no marcador, prejudicada pela arbitragem e frente a um adversário poderoso, tinha que se superar para conseguir ao menos um ponto. Porém, uma surpresa estava por vir.

O treinador norte-coreano, que já havia substituído Ri Jo Guk (9) antes mesmo do intervalo para colocar o zagueiro Jong Kum Song (23), compactou mais sua equipe e a fez enfrentar o Catar em pé de igualdade, mesmo com 9 jogadores de linha. Vendo que o craque Han (10) já não aguentava voltar para marcar, o treinador o substituiu por Kim Kuk Jin (8), que entrou com muita disposição.

Além disso, a chuva foi intensificando nos minutos iniciais da segunda etapa. Isso dificultou a imposição ofensiva do Catar, que procura jogadas em velocidade e faz uso da força física, e possibilitou que os norte-coreanos contivessem os avanços adversários.

Antes da paralisação do jogo, aos 12 minutos, devido às péssimas condições do gramado causadas pela chuva, a RPDC conseguiu um empate heroico com Kang Kuk Chol (17) marcando de falta aos 6 minutos.

Quando o jogo recomeçou, o gramado ainda estava pesado e dificultava o estilo de jogo dos "visitantes". A RPDC tentava bravamente explorar contra-ataques e até chegou algumas vezes com perigo, embora tenha falhado na hora da conclusão. O Catar terminava avançar as linhas e, consequentemente, deixava espaços para o contra-ataque.

Na parte final do jogo, o cansaço dos norte-coreanos transformou a partida em um confronto de ataque contra defesa, com os "mandantes" dando tudo de si para segurar o empate e tendo dificuldade em passar do meio-campo. Para manter o empate, a RPDC contou com boas defesas de Kang Ju Hyok (1), que está se firmando como um grande goleiro.

Com o apito final, os norte-coreanos, extenuados, comemoraram o empate que, dadas as circunstâncias, foi um bom resultado.

Com isso, a RPDC termina a segunda rodada das eliminatórias asiáticas na quarta colocação, com um ponto conquistado, à frente do Quirguistão e do Catar.

O próximo compromisso será contra os Emirados Árabes Unidos, em Al Ain, pela terceira rodada, em 10 de outubro.

Outros resultados do grupo A: Quirguistão 2-3 Uzbequistão; Emirados Árabes Unidos 0-1 Irã

Jogaram: 1-Kang Ju Hyok, 14-Choe Ok Chol, 3-Jang Kuk Chol (C),16-Kim Yu Song,4-Kim Pom Hyok, 22-Kim Kuk Bom,17-Kang Kuk Chol, 20-Paek Chung Song, 13-Ri Il Song, 9-Ri Jo Guk (23-Jong Kum Song 32") e 10-Han Kwang Song (8-Kim Kuk Jin 50"; 12-Choe Ju Song 82").

Gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário