Pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino sub-17, a RPDC não tomou conhecimento da Inglaterra e aplicou uma goleada em uma atuação de gala, assegurando, com todo mérito, a primeira colocação do grupo C.
Depois de confirmar a classificação para a fase eliminatória na rodada passada, a seleção comandada por Song Sung Gwon foi a campo com muita fome de jogo diante do maior desafio técnico do grupo e, mais uma vez, apresentou um futebol digno de aplausos.
Com duas alterações em relação à partida anterior — as entradas de Ro Un Hyang (19) e Kang Ryu Mi (12) — a seleção do leste asiático passou a ter um meio-campo ainda mais sólido e criativo, além de um ataque perigosíssimo. Isso é evidenciado pelos números: a Inglaterra fez apenas um chute à meta norte-coreana, tornando a partida tranquila para a goleira Pak Ju Gyong (1), enquanto a RPDC finalizou 25 vezes ao gol, obrigando a goleira inglesa a trabalhar para evitar uma goleada humilhante.
Desde o início, a RPDC demonstrou sua total superioridade sobre a Inglaterra, levando perigo com frequência, como na finalização de So Ryu Gyong (8) aos 8 minutos. Assim, logo chegou ao primeiro gol, marcado por Kang Ryu Mi (12) após assistência de Jon Il Chong (7).
A meio-campista So Ryu Gyong (8), determinada a marcar com suas finalizações de esquerda de longa distância, levou perigo mais uma vez aos 17 minutos. No entanto, aos 18, foi responsável pela assistência que permitiu a Choe Il Son (15) marcar um lindo gol.
A RPDC queria mais e continuou criando chances consecutivas de gol, com Choe Il Son (15) e Kang Ryu Mi (12) levando vantagem sobre as defensoras inglesas na velocidade e no drible. Além disso, as frequentes finalizações de fora da área transformaram o jogo em um verdadeiro massacre das asiáticas sobre as europeias. Dois a zero era uma vantagem que não refletia suficientemente a superioridade da RPDC no primeiro tempo, mas, como a bola não entrou mais e a árbitra não marcou um pênalti aos 30 minutos, a Inglaterra sobreviveu até o intervalo.
No segundo tempo, já sem Choe Il Son (15), que foi poupada mais uma vez e saiu no intervalo, a RPDC poderia se valer da vantagem no marcador e administrar a vitória sem sustos, mas não foi isso que aconteceu. As pequenas Azaleias Orientais, com fome de jogo, continuaram criando chances de gol, enquanto não permitiam à equipe adversária sonhar com uma reação.
O terceiro gol saiu aos 24 minutos, com a capitã Ri Kuk Hyang (17) marcando de pênalti e sacramentando a vitória norte-coreana. Quatro minutos depois, Ho Kyong (10) marcou o quarto gol, fechando o placar.
Na parte final do jogo, o treinador norte-coreano fez alterações para dar mais fôlego à equipe e poupar jogadores para o próximo jogo, o que diminuiu o ritmo da partida. No entanto, mesmo assim, a sólida defesa norte-coreana não permitiu que as inglesas chegassem sequer perto de marcar o gol de honra.
Com o apito final, as jogadoras e a comissão técnica comemoraram a vitória e a atuação avassaladora diante da seleção europeia, além de garantir a classificação em primeiro lugar no grupo C.
No outro jogo do grupo, o Quênia venceu o México por 2 a 1 e garantiu a simbólica terceira colocação.
O próximo compromisso da RPDC será contra a Polônia, no próximo sábado (26), pelas quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino sub-17.
Jogaram: 1-Pak Ju Gyong, 5-Ri Ye Gyong, 16-Ri Pom, 17-Ri Kuk Hyang (C) (3-Jong Pok Yang 88"), 14-Pak Il Sim, 19-Ro Un Hyang, 8-So Ryu Gyong (13-Choe Yon A 78"), 7-Jon Il Chong (4-Son Jo Ye 78"), 11-Choe Rim Jong, 15-Choe Il Son (10-Ho Kyong 45") e 12-Kang Ryu Mi (6-Pak Ok I 88")
Nenhum comentário:
Postar um comentário