Publicado em nossa página no facebook em 18 de abril de 2017
Link:https://www.facebook.com/futebolnaCoreiadoNorte/photos/a.744679968907559.1073741828.744247578950798/1465635363478679/?type=3&theater
O derby histórico!
Pela 3ª rodada do grupo I da AFC Cup, o primeiro confronto entre clubes norte coreanos em competição asiática ocorreu com muita emoção no maior estádio do Mundo o Estádio Primeiro de Maio Rungrado que recebeu apenas uma pequena parcela de cerca de 8700 pessoas que acompanharam um jogo eletrizante entre 2 equipes de alto nível que lutam pela classificação que só virá para o 1º colocado do grupo.
As equipes entraram em campo sob saudações da torcida presente que continha também alguns membros políticos, segundo relatos, com todo o regulamento de abertura de jogos estilo "AFC Cup" sendo cumpridos rigorosamente enquanto bandeiras norte coreanas eram vistas com torcedores de ambas as equipes, transformando o ambiente daquele jogo de meio de semana cujo horário a maioria está trabalhando em algo mais animado embora o estádio por sua enormidade parecesse visualmente semi-vazio, mas pudera, para um estádio que cabe até 150.000 pessoas.
O April 25 vinha motivado por estar jogando sob seu mando de campo, embora não esteja tão habituado a jogar muitas vezes neste enorme estádio, e também por vir de uma conquista do Prêmio Paektusan de forma invicta (6 vitórias e 1 empate= 19 pontos) e iniciar bem o Prêmio Esportivo Mangyongdae e tinha tudo para sair com uma vitória contra um adversário que historicamente não é seu rival, mas vem sido uma equipe que incomoda sua quase soberania nacional. O Kigwancha sabia que precisaria surpreender o atual campeão do Prêmio Mangyongdae (2016) para quem foi derrotado no ano passado, em competição que deu vaga a ambos na competição asiática.
A partida era um derby pela "rivalidade" recente e pela força nacional das duas equipes que lutam por uma vaga na próxima fase representando a RPDC que por muito ficou fora de competições como esta.
O April 25 foi a campo em seu tradicional sistema um pouco conservador e muito consistente no meio de campo onde possui sua grande força, jogando no famoso 3-5-2 que se altera para 5-3-2 em alguns momentos. A equipe comandada por Pak Myong-Hun que jogou na rodada passada no mesmo esquema que ao longo do jogo passou a ser 4-4-2, teve algumas alterações em sua composição devido a lesões e desgaste físico dos jogadores. O jovem goleiro An Tae Song da seleção sub 23 que vem ganhando espaço nacionalmente, entrou no lugar de Ri Kang pois o camisa 1 sentiu dores musculares dias antes do jogo, na zaga Kwon Chung Hyok passou para a lateral direita, dentre outras várias mudanças que me faria quebrar a cabeça para descrever uma por uma e você pode conferi-las com base neste link: http://pt.soccerway.com/matches/2017/03/14/asia/afc-cup/april-25-sports-group/erchim-klub/2401026/
Jogaram pela equipe do Exército Popular da Coreia: 23-An Tae Song, 26 - Pak Myong Song, 5- Pak Jin Myong, 3- Ri Hyong Mu, 6- Kwon Chung Hyok, 12-Kim Kuk Bom, 27 Myong Cha Hyon ( 14 - Son Phyong Il 61"), 7-O Hyok Chol (22- Ri Hyong Jin 81"), 28 - Kim Kuk Bom, 11- Om Chol Song e 18- Kim Yu Song.
Por outro lado, os "visitantes" mantiveram um esquema ofensivo mesmo contra um forte rival, jogando no 4-3-3, embora tivesse começado no 4-4-2 e pressionando a equipe mandante e teve menos mudanças promovidas, com relação a última rodada da AFC, do que seu rival. Dentre elas vale ressaltar a ausência do zagueiro Ri Thong Il expulso contra o Erchim na segunda rodada e o habilidoso meia atacante Kim Yong Il ter jogado mais avançado. Confira mais aqui: http://br.soccerway.com/matches/2017/04/04/asia/afc-cup/erchim-klub/locomotive-sports-group/2401030/
A equipe de Sinŭiju foi a campo da seguinte forma: 31- Sin Hyok, 26- Pak Kun Hyok, 3- Kan Kuk Chol, 6- U Il Gang, 21 - Choe Ok Chol, 11- Kang Rok, 12- Ah Jun Sok, 27 - Ri Un Il ( Han Thae Hyok 90"), 7- Kim Yong Il, 24- Rim Kwang Hyok e 9- Jang Ok Chol
Veja mais:http://www.the-afc.com/afc-cup-match-centre
A bola rolou em Pyongyang e a equipe da casa tentou se impor buscando ficar mais com a posse da bola no campo ofensivo adversário enquanto os visitantes se punham com linhas fortes e bem posicionadas para contra atacar fortemente como vem fazendo nas suas últimas partidas. A 25 de abril tentou para escapar da velocidade do adversário usar lançamentos precisos e buscou bastante seus atacantes, mas demorou até a máquina engrenar, enquanto o Kigwancha chegava com perigo em seus contra ataques, todavia. Com orientação do técnico Pak Myong Hun a equipe passou a deixar o adversário mais com a bola e usasse os espaço que eles deixariam para chegar ao primeiro gol. Esta tática fez a equipe da casa criar melhores oportunidades sobretudo com Om Chol Song e Myong Cha Hyon que criaram e participaram de belas jogadas e obrigada o goleiro Sin Hyok a trabalhar efetivamente. Por outro lado, Kim Yong Il já havia tirado um suspiro da torcida após deixar seus marcadores de lado e chutar raspando a trave dentro da área.
Os minutos finais foram muito truncados, pois as equipes se estudavam e mudavam seus planos de jogo para impedir avanços do adversário. O técnico Kim Un Sun fez sua equipe fechar mais sua marcação para fechar avanços dos mandantes e assim o jogo ficou bastante emocionante. Porém aos 45 minutos, o hoje zagueiro Pak Myong Song apareceu muito bem para mandar a bola para as redes e tirar o zero do placar para delírio de seus torcedores.
Entretanto, na segunda etapa o Kigwancha começou com tudo, com uma postura bastante ofensiva para pressionar o adversário em busca do gol de empate e principalmente pelas laterais, ponto onde o April 25 costuma falhar, tirou proveito da desatenção da marcação adversária e criou belas oportunidades de gol até chegar ao empate aos 11 com o lateral direito Pak Kun Hyok e colocar mais fogo na partida.
O jogo seguiu em alto ritmo pois o April 25 acordou para o jogo e se mandou também ao ataque ficando o jogo "lá e cá" a todo o momento, com invejáveis preparo físicos sendo vistos. O April entretanto fez 2 alterações para tentar conseguir o segundo gol na parte final, colocando aos 16 o defensor Phyong e avançando mais seus meias e laterais e aos 36 colocaria ainda Ri Hyong Jin no lugar de O Hyok Chol para fortalecer ainda mais o ataque, e de certa forma as alterações deram resultados positivos mas não o esperado. O clube do EPC criou muito mais e investiu em sua especialidade, a bola aérea, depois dos 25 minutos, quando o Kigwancha visivelmente pareceu gostar do empate e visar mais contra ataques, Todavia, a zaga dos visitantes e sua marcação mostraram-se bastante empenhadas a evitar o segundo gol, bloqueando o April 25 por muitas vezes. Nos minutos finais, com o Kigwancha ainda conseguiu belas chances em retomadas de bolas e lançamentos mas seus atacantes foram ineficientes, embora nenhuma chance clara tenha sido perdida, mas o goleiro Sim Hyok foi fundamental com boas defesas para manter o empate no placar.
A arbitragem taiwanesa encerrou a partida e os jogadores se cumprimentaram cordialmente ao som de aplausos da torcida pelo belo espetáculo futebolístico. Agora o April 25 segue na liderança do grupo por seu saldo de gols mas segue com o Kigwancha em sua cola e o segundo jogo com o mando de campo Sinŭiju, será no Estádio Kim Il Sung será 3 de maio e decidirá provavelmente quem se classificará.
Nesta partida os destaques foram o goleiro Sin Hyok que fez belas defesas na parte final e mostrou muita segurança, o meia atacante Kim Yong Il que foi muito bem no ataque e foi o mais produtivo do Kigwancha, enquanto no April 25, os avançados Om Chol Song e Myong Cha Hyon foram quem mais deram trabalho. Os autores dos gols também tiveram além do mérito do gol, atuações regulares na defesa.
Agora as equipes voltam suas atenções para o campeonato nacional no fim de semana novamente.
Quem sairá vitorioso do confronto final? Só sabemos que a RPDC sairá vitoriosa.
#VamosApril25 #VamosKigwancha #RPDCNAAFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário